TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RUGAS

Artigos Científicos: RUGAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  1.937 Visualizações

Página 1 de 2

Por definição, as rugas são linhas de expressão, pequenos vincos que aparecem principalmente nos lábios e ao redor dos olhos, com o passar de tempo. Elas fazem parte de um processo natural do envelhecimento da pele que muitas vezes pode ser acelerado ou retardado, dependendo dos nossos cuidados diários.

Podemos destacar como causas principais do aparecimento das rugas o estresse, o excesso de exposição à luz solar, o fumo, a má alimentação, alterações hormonais como na menopausa e todas elas têm um denominador em comum, que seria o excesso de radicais livres e a baixa quantidade de antioxidantes no nosso organismo, o que gera um processo de envelhecimento da pele, muitas vezes precoce.

Os radicais livres desestabilizam as estruturas da pele ocasionando, por exemplo, um menor tempo de vida do colágeno assim como a diminuição de sua produção.

A boa notícia é que a alimentação é uma forte aliada na prevenção do aparecimento precoce das rugas

TIPOS DE RUGAS

As rugas finas ou ondulações devem-se ao adelgaçamento da epiderme e da derme superior criando um tipo de tecido parecido com papel de cigarro que se dobra com facilidade resultando em rugas entrecortadas.

As rugas relacionadas com músculos são causadas por movimentos repetidos que criam marcas na epiderme e na maior parte da derme.

As rugas sanfonadas devem-se à pele frouxa excedente com atrofia da epiderme, derme e tecido subcutâneo.

As pregas são devidas à queda da pele e dos músculos adjacentes causadas pela ação da gravidade.

Na face, as fibras musculares estão ligadas diretamente à pele (derme) e, consequentemente, as rugas faciais vão se formando, ou pelos menos aumentadas, durante a atividade muscular associada a certas pressões faciais.

CATEGORIAS DE RUGAS

Rugas dinâmicas ou linhas de expressão: são decorrentes de movimentos repetitivos dos músculos de expressão facial só aparecem com o movimento.

Rugas chamadas estáticas, pois aparecem na ausência do movimento e representam a fadiga das estruturas que compões a pele.

Rugas gravitacionais são rugas estáticas que decorrem do envelhecimento resultando na queda das estruturas da face.

É importante ressaltar que as rugas dinâmicas se formam durante o movimento (o que interessa ao nosso estudo) e que devido a essa repetição ao longo dos anos, as tornam em rugas estáticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com