Rugas E Linhas De Expressão
Ensaios: Rugas E Linhas De Expressão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: parucce • 27/9/2014 • 1.896 Palavras (8 Páginas) • 304 Visualizações
RESUMO
Veremos nessa pesquisa, alguns fatores e circunstancias sobre a pele e as causas das rugas e linhas de expressão.
ABSTRACT
We will see in this study, some factors and circumstances on the skin and causes wrinkles and expression lines.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO....................................................................................................5
PELE,RUGAS E LINHAS DE EXPRESSÃO.......................................................6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................13
INTRODUÇÃO
Sabemos que a pele tem a função de proteger e isolar as estruturas internas do nosso organismo do ambiente externo.
Veremos nessa pesquisa que vários fatores, tanto intrínsecos (cronológico) e extrínseco (fatores comportamentais/ambientais), podem danificar nossa pele, causando rugas e linhas de expressão.
Foi constatado que as principais causas das rugas e linhas de expressão são, os raios ultravioleta (raios UV), transmitidos pelo sol, e o tabagismo, esses causadores aumentam no organismo os radicais livres, que são moléculas de oxigênio que perderam um elétron nas interações com outras moléculas. Resultado: Essas moléculas são extremamente instáveis ou reativas. Na tentativa de se equilibrar, os radicais livres roubam elétrons de outras moléculas saudáveis, gerando, nesse processo, outros radicais livres e danificando os componentes das células, o que provoca danos a pele.
Pele, Rugas e Linhas de Expressão
A pele é um sistema epitelial que tem a função de delimitar, isolando estruturas internas do ambiente externo e esta exposta a um ambiente externo extremamente agressivo.
As mudanças funcionais que ocorrem com o avanço da idade são atribuídas a vários fatores, como defeitos genéticos, meio ambientes, surgimento de doenças e expressão dos genes do envelhecimento ou gerontogenes.
Do ponto de vista evolutivo, o envelhecimento é um produto da seleção natural, mas estudos comprovam que o metabolismo de substâncias exógenas, denominadas xenobióticos, como álcool, antibióticos, quimioterápicos, componentes do cigarro e outras drogas é a segunda principal fonte de produção de radicais livres, que causam o aparecimento de rugas e linhas de expressão na pele.
É fato que a pele esta sujeita ao envelhecimento e aos efeitos nocivos do meio externo, por exemplo a exposição a radiação ultravioleta do sol, gera os radicais livres, provocando o envelhecimento cutâneo.Estudos epidemiológico revelam que pessoas que trabalham sob exposição solar apresentam maior incidência de problemas de pele, inclusive a formação de rugas, sintomas que caracterizam o envelhecimento acelerado pelo sol.
Portanto, os seres humanos estão continuamente expostos aos radicais livres formados nas próprias células. A questão crítica para a vida celular é o equilíbrio entre os processos de produção e de eliminação dos radicais livres. Quando ocorre um desequilíbrio entre esses dois tipos de processos, cria-se uma condição de estresse oxidativo, em que predomina a formação de lesões oxidativas nas células.
Lesões oxidativas são, portanto, produzidas quando os radicais livres atacam os próprios constituintes celulares.
Segundo Dr. Dráuzio Varella, também temos que considerar os fatores internos, que são resultados de uma programação genética determinada, não há nada que possa mudar seu curso, já os fatores externos que interferem na velocidade do envelhecimento da pele, podem ser controlados e modificados, como por exemplo o tabagismo, consumo excessivo de bebida alcoólica, desnutrição e exposição excessiva e desprotegida à luz do sol.
Dentre esses fatores o que tem maior peso no envelhecimento da pele, na ausência de doenças específicas, é a exposição prolongada e sem proteção ao sol.
A luz solar acelera o processo de foto envelhecimento, porque a pele recebe grande quantidade de raios ultravioletas (UV), que podem induzir um processo de apoptose precoce nas células da epiderme, além de provocar inflamação na região exposta a radiação e causar a produção dos radicais livres. ( VARELLA, Dráuzio, JARDIM, Carlos. Título: Envelhecimento. Editora: Gold Editora.2009).
O nosso organismo possui mecanismos para se proteger naturalmente da ação dos radicais livres, entretanto a capacidade de autodefesa desses sistemas decresce com a idade, a partir dos 30 anos de idade, o envelhecimento cutâneo começa a se manifestar, pode ser classificado em duas formas básicas, vai depender de como ocorre: o envelhecimento intrínseco (cronológico) e o extrínseco (fatores comportamentais/ambientais).
Todos nós, a partir do nascimento, damos início a um processo de envelhecimento normal que pode ser acelerado devido a influência de vários fatores internos e externos. O envelhecimento ocorre de forma geral, acometendo todo o organismo.
O envelhecimento interno é, de longe, o mais importante, uma vez que pode levar a falência de órgãos importantes para a manutenção da vida, já o envelhecimento cutâneo resulta apenas em alterações estéticas, todavia, visíveis e incômodas.
Com o avanço da idade, pode ocorrer o aumento das moléculas de radicais livres, paralelamente, há uma diminuição da capacidade antioxidante natural do organismo.
( RIBEIRO, Jorge Claudio. Título: Cosmetologia Aplicada a Dermoestética. Editora: Pharmabooks )
Segundo Dr. Nicolas Perricone, o sistema anti-oxidante da pele é essencial para protegê-la da ação dos radicais livres, pois age no sentidos de remove-los do corpo, assim reduzindo os efeitos de envelhecimento que eles provocariam se la permanecessem.
Alguns fatores contribuem para a aceleração do envelhecimento da pele, o envelhecimento precoce, como por exemplo o tabagismo e a exposição prolongada aos raios uv.
Sob o ponto
...