Radiologia
Por: 32202248 • 26/11/2015 • Relatório de pesquisa • 682 Palavras (3 Páginas) • 484 Visualizações
Centro Universitário Uninovafapi
Curso:Tecnologia em Radiologia
Docente : Ednaldo
COLIMADOR MULTI-LÂMINAS (MLC)
Discente:Chr5istianne Maranão
Teresina
2015
Aparti de alguns estudos podemos observar que o olimador multi lâminas é um sistema de colimação que usa várias lâminas finas cm a finalidade de moldar o campo de tratamento na terapia ,o mlc está disponível para feixes de fótons é constituído por pares opostos, paralelos de lâminas de tungstênio que deslizam entre si cm uma velocidade de 1 ou 1,5 cm/s sendo que cada lâmina possui um motor independente, alguns colimador MlC é constituído por 26 pares de lâminas e geralmente as folhas de MLC tem 10 mm de largura projeta no isocentro 60mm de espessura e o comprimento varia de acordo com o numero de pares de lâminas entre 20 e 40 cm. Como sabemos existe a oficina em Radioterapia que têm como objetivo a confecção de moldes e acessórios de um serviço de radioterapia é essencial para garantir de qualidade do tratamento radioterápico, é realizada a confecção dos blocos,suportes,máscaras e outros acessórios que venha a ser importante no tratamento.
O técnico de radioterapia é responsável por esse setor e conhecimentos profundos das técnicas de planejamento dos acessórios padronizados e mais utilizado no dia a dia além da capacidade de interação com o médico. Alguns tipos de matérias utilizado na oficina para a confecção ex :parafina: a sua densidade é semelhante a do corpo humano e suas propriedades são equivalentes nisso el é adequada para simular o tecido biológico ou como compensador de tecidos ,outro exemplo bastante importante é o alloy eu é uma liga metálica composta por alguns metais como bismuto 50%,chumbo 26,7% estanho 13,3% e o códmio 10% e seu baixo ponto de fusão de 70 c. ele é utilizado como atenuador do feixe de radiação, sua espessura está ligada á energia do feixe.
O chumbo um metal que possui sua densidade, utilizado para atenuação do feixe. Seu ponto de fusão é de 324 c devido á sua densidade a espessura de 5HVL é de 5 cm e portanto é menor do que a necessária quanto a utilização do ‘’ alloy”. As lâminas mais finas, devido a sua maleabilidade são mais fáceis de ser utilizado como proteção para feixe de elétrons pois não precisam ser derretidas. É utilizado também o isopor matérias polímero utilizada na confecção das proteções com alloy,funciona como moldura para a liga metálica que é depositado no recipiente de isopor formando o molde .
Como sabemos os colimadores mult lâminas possui algumas vantagens e desvantagens, sendo assim podemos relacionar algumas vantagens ,uma programação rápida que é feita pelo o computador, seu formato pode ser gerado ou modificado rápido,diminui a dose na pele,pode ser utilizado com compensação eletrônica para programações com feixes de intensidade, minimiza o trabalho do profissional diminuindo o tempo de tratamento do paciente
Desvantagens: Transmissão maior que o bloco de cerrobend,penumbra ligeiramente maior, restrições para o uso com o filtro, não molda todos os formatos de tumores
...