TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radiologia Industrial E Suas Ramificações

Dissertações: Radiologia Industrial E Suas Ramificações. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  1.458 Visualizações

Página 1 de 4

RADIOLOGIA INDUSTRIAL

A Radiologia Industrial significa o uso das radiações ionizantes em controle de qualidade e de processos em indústrias e em serviços de segurança (portos, aeroportos e outros). A energia nuclear vem assumindo um papel cada vez mais importante no cenário nacional, tanto na geração energética, quanto na área de aplicações. O uso das radiações ionizantes em medicina, pesquisa e indústria continua crescendo rapidamente no mundo. Na indústria, a utilização de técnicas nucleares já corresponde a 50% de todas as licenças emitidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para instalações radiativas no país. Um grande número dessas instalações industriais utiliza fontes radioativas em diversas aplicações durante seu processo industrial, tanto em suas linhas de produção quanto no controle da qualidade de seus produtos finais, sendo empregadas nos mais diversos setores como papel e celulose, siderúrgicas, mineração, indústria automobilística, aeroviária e naval, bebidas e também no setor petrolífero, entre outras.

- IRRADIAÇÃO INDUSTRIAL:

A irradiação industrial é outra importante aplicação das técnicas nucleares na indústria. Ela é usada, por exemplo, para aumentar a durabilidade de produtos como fios e cabos elétricos ou para esterilização de produtos médico-hospitalares, como seringas, luvas, cateteres, agulhas, implantes, suturas, cremes, cosméticos, etc. O setor gemológico utiliza a irradiação no beneficiamento de pedras preciosas, na indução de cor de topázio, quartzo, diamantes, citrilos e ametistas. Museus e bibliotecas também já podem se beneficiar com a irradiação de obras de arte e livros, com o propósito de preservação e conservação.

A irradiação de alimentos é um processo físico de tratamento comparável à pasteurização térmica, ao congelamento ou enlatamento. O processo envolve a exposição do alimento, embalado ou não, a um dos três tipos de energia ionizante: raios gama, raios-x ou feixe de elétrons. A fonte mais comum de raios gama utilizada é o Cobalto-60.Os processos de amadurecimento ou apodrecimento dos alimentos é retardado ou totalmente paralisado. Doenças como E.Coli, Listeria, Campylobacter, Cólera, Aftosa, Tricnose e Salmonellose além de pragas como ovos, larvas, pulpas ou insetos adultos são totalmente exterminados. A ionização é o único processo de preservação de alimentos que permite que todos estes efeitos sejam obtidos simultaneamente.

-PROSPECÇÂO DE PETRÓLEO:

No setor petrolífero, as técnicas nucleares são utilizadas na perfilagem de poços de petróleo que consiste na medida e registro contínuo de determinados parâmetros ao longo das paredes de um poço. Para isto, utiliza-se uma sonda de medição que é introduzida progressivamente na perfuração. A interpretação de gráficos resultantes ajuda a determinar a localização, quantidade e produtividade de óleo e gás do poço. Nestas sondas utilizam-se fontes radioativas de Césio-137, Cobalto-60 e Amerício-Berílio-241.

-MEDIDORES NUCLEARES:

A utilização destas fontes como medidores nucleares, permite às indústrias alcançar os rígidos parâmetros exigidos pelo mercado mundial, além de agregar mais qualidade aos produtos. As principais fontes radioativas utilizadas são o Césio-137, Cobalto-60, Amerício-241, Estrôncio-90, Criptônio-85 e Promécio-147. Medições online de nível, densidade, umidade, peso, espessura e gramatura são amplamente realizadas utilizando fontes radioativas.

-GAMAGRAFIA ( RADIOGRAFIA INDUSTRIAL COM FONTE RADIOATIVA)

A radiografia industrial é uma das técnicas nucleares mais empregadas na indústria, pois este tipo de ensaio não destrutivo assegura a integridade de vasos de contenção, caldeiras, tubulações e soldas em dutos onde serão aplicadas altas pressões para o transporte de produtos como gases, óleos, entre outros. Esta técnica é considerada de importância vital na segurança e qualidade, tanto de produtos quanto do meio ambiente, para trabalhadores e público em geral. A radiografia normalmente é realizada através da radiação X ou radiação gama. Esta segunda alternativa é conhecida com gamagrafia, visto que são usadas fontes que emitem radiação gama. Em 90% das gamagrafias, a fonte utilizada é o Iridio-192, mas também existem outras fontes como o Selênio-75 e Cobalto-60. A gamagrafia industrial foi utilizada, por exemplo, em praticamente toda a extensão do gasoduto Bolívia-Brasil.

-RADIOGRAFIA INDUSTRIAL ( INSPEÇÂO E SEGURANÇA NÃO INVASIVA)

Esta nova submodalidade da Radiografia Industrial vem sendo amplamente utilizada no Brasil. Utilizam-se fontes de Raios-X com altas energias, denominados Aceleradores de Elétrons com Conversor de Raios-X, também chamados de Escâneres de R-X. Utiliza-se também nesse tipo de inspeção a fonte radioativa de Cobalto-60, uma vez que esta possui uma emissão de raios-gama com alta energia.

Os aceleradores são divididos em dois tipos, o móvel e o fixo.

Esta inspeção é uma ferramenta eficiente para alcançar os seguintes objetivos:

1 - Aumentar a segurança;

2 - Melhorar as tarefas aduaneiras tradicionais:

- lutar contra o contrabando;

- proteger a economia local;

- aumentar as receitas aduaneiras;

- fornecer às alfândegas uma ferramenta moderna para a inspeção de importações;

- facilitar o comércio para os importadores, exportadores e portos, reduzindo a necessidade de inspeções físicas;

- acelerar o processo de verificação e desembaraço;

- contribuir para o descongestionamento dos portos; e

- reduzir os custos para todas as partes envolvidas.

...

Baixar como  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »