Ramo de negocio: Clinica de estética
Trabalho acadêmico: Ramo de negocio: Clinica de estética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: iara31 • 20/10/2013 • Trabalho acadêmico • 1.995 Palavras (8 Páginas) • 515 Visualizações
Sumário
Sumário 2
1 - Introdução 3
2 – Ramo de negócio: Clinica de estética 4
3 – Investimentos iniciais 6
3.1 – Custos iniciais 6
3.2 – Custos de mão de obra 6
3.3 – Custos de aquisição de mercadoria 6
3.4 – Custo mensal do serviço prestado 7
3.5 – Capital de giro 7
3.6 – Preço do serviço 7
3.7 – Resultados operacionais 7
4 – Analise regional 9
5 – Analise do cenário econômico futuro 10
5.1 - Evolução 10
5.2 – Crescimento do setor x crescimento da economia 11
5.3 – Comparativo de índice de preços 12
5.4 – Comercio exterior 13
5.5 - Exportações 15
5.6 - Importações 16
5.7 – Perfil empresarial 17
5.8 – Mercado brasileiro 18
5.9 - Emprego 19
6 – Considerações finais 20
7 – Referencias bibliográficas 21
1 - Introdução
Este relatório tem o objetivo de mostrar a influencia da economia no ramo da estética e beleza. Serão citados custos e oportunidades e como é aplicado esse conceito no mercado e porque ele e fundamental hoje, mostrando a curva de possibilidade de produção, mostrando o produto elástico e inelástico. A microeconômica como ela se reflete para as empresas formando lucros, concorrência perfeita e monopolista para tomar decisões empresariais, se adaptando ao mercado e a macroeconomia, quais sãos os efeitos das políticas governamentais dando ênfase na política fiscal, política monetária ,política cambial e política de rendas abrangendo toda uma estrutura que o mercado tem hoje e entendendo as industrias hoje.
O empresário é conduzido a concentrar-se na análise do ambiente do negócio, através do plano de negócios, onde são declarados os objetivos, as estratégias, as competências, a estrutura, a organização, os investimentos e recursos necessários, bem como o estudo da viabilidade de do negócio.
A complexidade do contexto empresarial demanda que empreendedores, empresários e executivos, ao iniciarem um negócio ou projeto, tenham objetivos claros, estratégias definidas, competências, estruturas compatíveis e recursos.
2 – Ramo de negocio: Clinica de estética
Clínica de estética é uma empresa prestadora de serviços de tratamentos rápidos ou terapêuticos, externos, que objetivam a reabilitação ou melhora estética e de saúde dos pacientes, através de cosméticos e equipamentos diversos. Os pacientes passam por avaliações realizadas por profissionais habilitados, esteticistas.
Os centros de estética multiplicam-se a cada dia. Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que eles compram e por que eles compram, como são feitas as compras, quando eles compram e as tendências de compra deles são essenciais ao sucesso do negócio.
A maioria das empresas bem sucedidas está constantemente em mudanças, oferecendo oportunidades e apresentando inovações. Conhecer e analisar os consumidores, concorrentes, fornecedores, e o ambiente macroeconômico, é muito importante para revisar e se adaptar aos novos desafios e oportunidades do mercado. Uma visão de fora para dentro em seu futuro negócio e uma analise do próprio mercado em que você vai entrar, é um instrumento estratégico para alcançar os objetivos
A empresa precisa identificar os segmentos de mercado específicos que você deseja conquistar. Analisar o potencial do mercado e onde será iniciado seu negócio é muito importante, nessa analise pode-se verificar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores.
Com o crescimento econômico do Brasil, o aumento do poder aquisitivo da população, a maior participação da mulher no mercado de trabalho e o ingresso do público masculino e da 3ª idade na frequente procura dos serviços, o mercado da beleza foi um dos que mais cresceram nos últimos anos e a tendência é que haja aumento continuado na procura por estes serviços.
3- Investimentos iniciais
3.1–Custos iniciais
As despesas gerais de administração, ou custos fixos, variam de acordo com o porte ou características do empreendimento. São considerados custos fixos pró-labores, honorários e encargos da mão de obra fixa, aluguel do imóvel, tarifas de água, luz e telefone e despesas do escritório, entre outros. São os custos que incidem sobre a empresa, mesmo se ela deixar de funcionar em um determinado mês. Os custos fixos estão ligados às características da região e do tipo de empreendimento e independem do faturamento da empresa.
3.2 – Custos de mão de obra
A clinica de estética citada neste relatório econômico, para ter uma melhor funcionalidade e maior produtividade, funcionará com 5 funcionários, incluindo o proprietário, podendo haver profissionais terceirizados, logo a quantidade de empregados depende do porte do empreendimento e dos tipos de serviços que se deseja prestar.
Os encargos e direitos trabalhistas que incidem sobre a folha de pagamento somam 78%: INSS, 26,5 %; FGTS, 8%; 13º salário e férias, 11,11%. Foi estimado o percentual de 32,39% para vale transporte, auxílio-alimentação, indenizações e aviso prévio.
Os profissionais terceirizados, que trabalham neste salão, são profissionais autônomos que não seguem o regime CLT, ou seja, não assinam a carteira. Neste caso, eles pagam 30% sobre o seu faturamento/mês de seus respectivos serviços, por o uso dos ativos fixo do empreendimento.
3.3 –Custo de aquisição de mercadoria
Na clinica de estética sugerida, para o cálculo do custo médio a aquisição de insumos. É necessário estimar a quantidade de produtos que serão utilizados na execução dos serviços. A
...