Ratio de alavanca de operação
Resenha: Ratio de alavanca de operação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jorgedias • 20/3/2014 • Resenha • 274 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
O Grau de Alavancagem Operacional (GAO) é um conceito muito usado em contabilidade gerencial, finanças e até mesmo em análise das demonstrações contábeis. Ele possui dois significados aparentemente distintos. O primeiro, mede a variação no lucro em razão de uma variação nas vendas. Assim, se o lucro aumentou 20% para um aumento de 10% nas vendas, dizemos que a alavancagem operacional é de 2.
Outro sentido do GAO é medir a distância que a empresa está do ponto de equilíbrio. Em geral, quanto maior o GAO, mais perto a empresa encontra-se do ponto de equilíbrio. Por este motivo dizemos que o GAO é uma medida de risco operacional.
Na realidade, os dois significados são iguais, pelo menos matematicamente.
Considere que o GAO é uma medida da variação do lucro a uma dada variação das vendas. De outra forma:
GAO = (L1/L0 – 1)/(V1/V0 – 1)
Ou então
GAO = [(L1 – L0)/L0] x [(V0)/(V1 - V0)]
Sendo
L1 = Lucro operacional do período 1
L0 = lucro operacional do período zero
V1 = vendas do período um
V0 = vendas do período zero
O lucro operacional pode ser escrito da seguinte forma:
L1 = P x Q1 – CV x Q1 - CF
Onde P = preço, CV = custo variá e Cf = Custo fixo .
Ou seja, o grau de alavancagem corresponde a margem de contribuição unitária (P – CV da fórmula) multiplicado pela quantidade e dividido pelo lucro operacional. Como a margem de contribuição unitária pela quantidade representa a margem de contribuição total, temos que a expressão representa a margem de contribuição total pelo lucro operacional. Quando a empresa está próxima do ponto de equilíbrio, o lucro operacional aproxima-se de zero. Isto aumenta o GAO.
...