Receita e decadência: conceito, diferenças
Seminário: Receita e decadência: conceito, diferenças. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilinha.85 • 27/3/2014 • Seminário • 330 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
Disciplina: CCJ0025 - DIREITO DO TRABALHO II
Semana Aula: 7
DESCRIÇÃO DO PLANO DE AULA
DIREITO DO TRABALHO II
OBJETIVO
O aluno deve ser capaz de identificar a distinção entre os institutos da prescrição e decadência e saber aplicar os prazos prescricionais previstos em lei para a exigibilidade dos créditos do trabalhador.
TEMA
Prescrição e decadência: conceito, distinções
ESTRUTURA DO CONTEÚDO
Prescrição e decadência: conceito, distinções, prazos, prescrição total e parcial.
PROCEDIMENTO DE ENSINO
O aluno deve saber aplicar os prazos prescricionais no caso concreto - S. 308, TST.
RECURSO FÍSICO
- Pincel e quadro.
- Data show.
APLICAÇÃO PRÁTICA/ TEÓRICA
CASO CONCRETO: Manuela foi contratada pela empresa TDB Informática Ltda., em 13/10/2008 na função de analista de sistemas e foi dispensada sem justa causa em 15/06/2010, com aviso prévio indenizado. Ajuizou ação trabalhista em 10/07/2012 postulando o pagamento de horas extras de todo período trabalhado e seus reflexos sobre o repouso semanal remunerado, férias integrais e proporcionais + 1/3, décimos terceiros salários integrais e proporcionais, FGTS + 40% e aviso prévio. No entanto, no dia da audiência realizada em 19/11/2012 Manuela não compareceu e a ação trabalhista foi arquivada, com a extinção do processo sem resolução do mérito. Ajuizou nova ação trabalhista em 17.06.2013 postulando além as horas extras o adicional noturno de todo período trabalhado e os respectivos reflexos nas verbas contratuais e rescisórias. Em sua contestação, a empresa TDB Informática arguiu a prescrição total, requerendo a extinção do processo com resolução do mérito.
Considerando essa situação hipotética, esclareça, de forma fundamentada, se há prescrição total no presente caso.
QUESTÃO OBJETIVA: (OAB/FGV) De acordo com o entendimento consolidado da jurisprudência, a mudança de regime jurídico do empregado celetista para estatutário
A) não gera alteração no contrato de trabalho, que permanece intacto.
B) gera a suspensão do contrato de trabalho pelo período de três anos, prazo necessário para que o servidor público adquira estabilidade.
C) gera extinção do contrato de trabalho, iniciando-se o prazo prescricional da alteração.
D) não gera alteração no contrato de trabalho, mesmo porque o empregado não é obrigado a aceitar a alteração de regime jurídico.
CONSIDERAÇÃO ADICIONAL
...