Reconhecimento do Laboratório de Química
Por: 02658158513 • 18/5/2018 • Abstract • 431 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FSA
COLEGIADO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL
DOCENTE:
TURMA EAB 6AN
AULA PRÁTICA N°02:
TEMA: Reconhecimento do laboratório de Química
FEIRA DE SANTANA
16 de Março de 2018
- Introdução
O conhecimento de vidrarias é de suma importância para o manejo e medição de substancias. O conhecimento nessa área facilita a obtenção das finalidades propostas em um experimento.
- Objetivos
Aprender e manusear os instrumentos, encontrar experimentalmente as diferenças das medidas entre eles, reconhecer as funções especificas de cada instrumento.
5
- Materias e Métodos
Balão Volumétrico de 50 ml
Béquer de 250 ml
Bureta de 50 ml
Pipeta graduada de 10 ml
Pipeta volumétrica de 20 ml
Proveta de 50 ml
Água destilada
A aula foi iniciada esclarecendo quais são a s regras básicas de segurança utilizadas em um laboratório químico e com a apresentação das principais vidrarias e aparelhos. Dispostos os instrumentos, iniciaram-se os procedimentos:
1º colocamos 10 medidas de 10ml através da pipeta adicionado ao balão volumétrico.
2º Usamos 10 vezes a medida de 10ml através da proveta e colocamos dentro do balão volumétrico com a ajuda do funil e conta gotas.
3º Medimos 8ml através da proveta e transferimos para o balão volumétrico, completamos com o pisseta até a linha de capacidade.
4º Lavagem da bureta: lavamos a bureta com água destilada três vezes.
5º Completamos a bureta com água destilada, depois zerou a mesma.
6º Usamos papel filtro dentro do funil para fazermos um sistema de filtração simples. Dobramos o papel filho três vezes e colocamos no funil, molhamos um pouco com a mesma composição que será filtrada.
- Resultados e discussões
O manuseio da água destilada nos diferentes tipos de vidrarias do laboratório esclareceu e provou as diferenças das medidas entre os instrumentos. Não só com a parte experimental obteve-se esses resultados, mas também através de cálculos, onde se extraem os dados de menor divisão da escala dos instrumentos, e com os quais aplicando a operação de divisão por 2, encontra-se o desvio avaliado do instrumento de medida com devida aproximação de algarismos significativos . Este será atribuído como erro de todas as medidas feitas com o instrumento.
5
8. REFERÊNCIAS
Roteiro de prática 1- Reconhecimento do laboratório de Química
| |
...