TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Terapeuticos Manuais

Pesquisas Acadêmicas: Recursos Terapeuticos Manuais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  693 Visualizações

No Ocidente, a massagem era utilizada nas medicinas grega e romana. Hipócrates, o “Pai da Medicina”, recomendava “esfregar” para ajudar o corpo. Asclepíedes, outro médico grego, teve uma grande influência no desenvolvimento da massagem. Ele já pregava a hidroterapia, os exercícios e a técnica de fricção.

Galeno (129-199 d.C) apresentou classificações mais detalhadas e descrições das técnicas em termos de qualidade (pressão e direção) e quantidade (frequência e tratamento), que foram colocadas num escrito. Ele escreveu aproximadamente 16 livros relacionados com a prática da massagem.

Os gregos valorizavam muito a saúde, a forma física, beleza e potência atlética, usavam massagem em seus atletas tanto antes como depois do esporte – com o nome de apoterapia, acreditavam que o procedimento preparava a musculatura antes do evento e limpava os membros de matérias supérfluas e fluidos após uma atividade exaustiva.

O uso da massagem como prática clínica desapareceu na Idade Média. Nessa época, a Igreja pregava que a massagem tinha uma conotação sexual. O cirurgião francês Ambroise Paré começou a incentivá-la novamente no século XVI.

A partir de 1900, a massagem iniciou-se nos Estados Unidos com a influência de escritos de um médico de Boston, Douglas Grahm. Outras novas técnicas foram sendo descobertas no ocidente nos 50 anos que se seguiram. Mennell e Cyriax, ingleses, utilizaram uma forma específica de massagem com fricção profunda para estruturas articulares profundas que se encontravam machucadas em condições agudas e crônicas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com