Redação Oficial - Linguagem Formal E Oficial
Trabalho Escolar: Redação Oficial - Linguagem Formal E Oficial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joana.jdbs • 26/10/2014 • 228 Palavras (1 Páginas) • 768 Visualizações
Aborde os quatro aspectos que caracterizam a linguagem formal da redação oficial.
1. Aspecto 1: relacionado à norma padrão do português brasileiro, sendo a variedade formal da linguagem regida pela adequação às regras da gramática normativa, pois dessa forma, garante-se rigor quanto à forma, e em contrapartida, evitam-se textos obscuros, ambíguos, incompreensíveis por questões estruturais.
2. Aspecto 2: relacionado ao emprego da linguagem formal, diz respeito à interdição quanto ao emprego de gírias e de expressões regionais, idiomáticas ou populares nos textos oficiais, bem como serem próprias de situações informais de comunicação, dificultando ou mesmo inviabilizando a compreensão de uma mensagem.
3. Aspecto 3: relacionado à impessoalidade, caracterizando a linguagem formal. Esse aspecto decorre, primeiramente, da necessidade de a ênfase dos documentos recair sobre as informações que eles contêm e não sobre quem os elabora; depois, de não desejar marcar o autor dos textos como “dono” das ideias que estão sendo comunicadas por ele, o que poderia dar a elas pouco crédito, já que seriam avaliadas de uma posição pessoal e individualizada, e não constitucional e coletiva como deve ser. Documentos e comunicações oficiais sempre são feitos em nome do Serviço Público, mesmo sendo assinados por Chefes de Seções ou Setores.
4. Aspecto 4: relacionado ao conjunto: clareza, concisão e objetividade, sendo requisitos do próprio Estado de Direito, pois é questão obrigatória que um texto legal seja compreendido de forma clara pelos cidadão.
...