Redação Técnica Análise E Discussões
Por: Rayana Mazega • 1/8/2024 • Projeto de pesquisa • 1.613 Palavras (7 Páginas) • 59 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
2. ANÁLISE E DISCUSSÕES
2.1 ANÁLISE E RESULTADOS
Durante a inspeção, foram descobertos os seguintes pontos críticos relacionados às saídas de emergência:
1. Falta de sinalização adequada: Alguns corredores e áreas comuns não possuem sinalização clara indicando a localização das saídas de emergência.
2. Obstáculos no caminho: Algumas saídas de emergência estão bloqueadas por objetos ou móveis, dificultando a evacuação rápida em caso de emergência.
3. Falta de iluminação de emergência: A iluminação de emergência em algumas áreas não funciona adequadamente, dificultando a passagem dos evacuados em condições de pouca luz.
4. Capacidade insuficiente: No caso de uma evacuação em massa, algumas saídas de emergência podem não ter capacidade suficiente para acomodar todos os ocupantes do edifício.
2.1.1 SAÍDAS DE EMERGÊNCIA
Segundo a NBR 9077/1993, fala que as saídas de emergência devem ser calculadas com base da população que habita/transita na edificação.
A escola em questão possui somente uma saída de emergência sinalizada (figura 1 e 2) , onde a chave de acesso fica protegida em uma caixa de segurança ao lado da saída (figura 3 e 4). Desta forma, de acordo com a NBR, o número de saídas emergenciais se torna insuficiente para o número de alunos.
[pic 1] [pic 2]
Figura 1 – imagem da saída de emergência Figura 2 – Imagem da saída de emergência
vista pela parte externo.
[pic 3]
Figura 3- Imagem da sinalização Figura 3- Imagem da caixa[pic 4]
acima da caixa guarda chave emergência. guarda chave emergência.
2.1.2 PORTAS
Dada a população estudantil, foram identificadas pelo menos três saídas não sinalizadas e de tamanho menor que o exigido pela NBR. Durante o estudo, concluímos que em uma das saídas (Figura 4), apenas dois funcionários possuíam chaves de acesso, sendo um deles responsável pela entrada principal, o que retardava a ação em caso de incidente. Durante a inspeção, outras saídas (Figuras 5 e 6) foram consideradas aparentemente inativas, não sendo determinado quem é o responsável pelo acesso às chaves.
[pic 5]
Figura 4- Saída de acesso pela cantina.
[pic 6] [pic 7]
Figura 5- Saída inativa ao lado da Figura 6- Saída inativa ao lado
entrada principal. da cantina.
2.1.3 OBSTÁCULOS
Obstáculos encontrados bloquearão rapidamente as passagens, dificultando a evacuação rápida das pessoas (Figura 7 e 8).
...