Redes Sem Fio
Monografias: Redes Sem Fio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: romulo.escher • 11/10/2013 • 460 Palavras (2 Páginas) • 430 Visualizações
Como são constituídas as ondas terrestres? Em que faixa de frequência é importante a transmissão por meio de ondas de superfície? Qual a principal forma de propagação nas frequências utilizadas em redes Wi-Fi? Justifique.
Técnicas de Transmissão
WLANs usam uma técnica de transmissão conhecida como difusão de espectro (Spread Spectrum). Essa técnica se caracteriza por larga largura de banda e baixa potência de sinal. São sinais dificeis de detectar e mesmo interceptar sem o equipamento adequado. Existem dois tipos de tecnologias de Spread Spectrum regulamentadas pelo FCC: Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS) e Frequency Hopping Spread Spectrum (FHSS).
Uma WLAN pode ser utilizada tanto na forma Indoor quanto na forma Outdoor
Fonte – Origina os dados digitais, a informação a ser transmitida.
Transmissor – Adapta o sinal de informação digital para ser transmitido de forma eficiente por um meio/sistema de transmissão.
Sistema de Transmissão/Canal – Meio em que o sinal se propaga para chegar ao receptor. Existem meios guiados (par trançado, fibra) e meios não guiados (transmissão rádio).
Receptor – Faz o processo inverso do transmissor, recupera a informação desfazendo os processos feitos na transmissão.
Destino – Entidade que vai receber a informação transmitida.
Ao transmiti a informação para outro host final, ela é adaptada para poder ser transmitida pelo meio de transmissão.
Um Host ao enviar algo, a informação é transformada em um sinal binário, sinal digital, onde os valores tem uma variação discreta com números já pré-definidos. Ao chegar a um transmissor, o mesmo faz uma conversão de sinais para transmitir ao meio de uma forma eficiente, transformando em sinais analógicos, onde diferente do sinal binário, ação contínua e a faixa de valores não é limitada. Quando o sinal chega ao receptor, o mesmo faz a inversão do sinal analógico para o digital e o envia ao host de destino.
Sinal analógico é contínuo no tempo e muito difícil de ser trabalhado, pois a informação está nas amplitudes e perder informação significa não recuperar novamente. Qualquer distorção no sinal também ocasiona perda de informação.
Sinal digital apresenta somente poucos, limitados estados possíveis. Mais fácil de trabalhar. Para representar sinais analógicos existe a necessidade de converter sinais analógicos em digitais. Sinal mais robusto uma vez que na recepção basta identificar qual o nível transmitido.
Já Sinais Periódicos apresentam uma repetição de seus valores de amplitude a intervalos regulares de tempo, repete periodicamente, em sua maioria não leva informação. Um exemplo básico são as portadoras.
Para alguns tipos de domínio do tempo - análise em função do tempo podem-se classificar os sinais em analógicos e digitais; não é a melhor forma para observar as características dos sinais.
A largura de banda do canal especifica a variedade de frequências que os canais podem transmitir fielmente. Mais alto a largura de banda de um canal,
...