Redes Socias
Artigo: Redes Socias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NGLL • 2/4/2014 • 555 Palavras (3 Páginas) • 418 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A motivação para a elaboração de um Projeto voltado para Atuação do Assistente Social na Educação, surgiu a partir da preocupação com a restrição da atuação deste profissional na área da educação.
A educação é a base para a inclusão social, formação da cidadania e emancipação dos sujeitos sociais.
O Assistente Social ,visa trabalha na educação para possibilitar as pessoas que se tornem conscientes e sujeitos de sua própria história.
Assistentes Sociais e Educadores compartilham desafios semelhantes, atuam na formação de uma sociedade mais digna, proporcionando o desperta para novas discussões e trabalhos de relações interdisciplinares e grupais.
2 JUSTIFICATIVA
A pesquisa sobre a atuação do Assistente Social na área da Educação, dispõe da articulação de parâmetros para atuação deste profissional na Política Educacional.Através da criação de estratégias que fortaleça a atuação deste profissional na educação.
3 OBJETIVO GERAL
Analisar,através de pesquisas a importância da atuação do Assistente Social na Educação.
4 METODOLOGIA
O Serviço Social Escolar se apresenta com o objetivo de poder contribuir com a problemática social que é perpassada no cotidiano da comunidade escolar –alunos, professores, pais – seja com encaminhamentos, orientações, informações, projetos de cunho educativo, que possam promover a cidadania, ações e projetos voltados para as famílias, etc. Desse modo, entende-se que para atingir a criança e o adolescente de forma integral, é necessário intervenções no contexto familiar, seja em âmbito sócio-educativo, como também de momentos de ensino-aprendizagem e reflexão, em um viés de participação, autonomia e cidadania.
É de extrema importância que o profissional do Serviço Social, inserido na escola, saiba trabalhar com programas visando à prevenção e não voltar o seu tempo meramente apenas para os problemas sociais. Na escola, o assistente social deve ser o profissional que precisa se preocupar em promover o encontro da educação com a realidade social do aluno, da família e da comunidade, a qual ele esteja inserido.
Acredita-se que uma das maiores contribuições que o Serviço Social pode fazer na área educacional é a aproximação da família no contexto escolar. É intervindo na família, através de ações ou de trabalhos de grupo com os pais, que se mostra à importância da relação entre a escola, o aluno e a família. O assistente social poderá diagnosticar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam a problemática social no campo educacional e, conseqüentemente, trabalhar com um método preventivo destes, no intuito de evitar que o ciclo se repita novamente.
O assistente social deverá trabalhar com ações educativas e não só com soluções de problemas, entendendo que a educação se constitui em uma política social que tem como compromisso garantir os direitos sociais, conseqüentemente podendo apresentar uma ampliação do conceito de educação impregnado na sociedade atual.
5 CONCLUSÃO
A
...