Regras Abnt
Artigo: Regras Abnt. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glauu_gomes • 28/10/2014 • 1.932 Palavras (8 Páginas) • 465 Visualizações
Considerações quanto a Estrutura do Trabalho Acadêmico
O desenvolvimento do trabalho deve ser digitado com espaço de 1,5 de entrelinhas e impresso em formato A4, em papel branco. Os elementos pré-textuais e pós-textuais possuem formatação específica, verificar no Modelo de TCC, disponível em: NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC (7º e 8º semestres).
O trabalho escrito deve ser feito com a fonte Arial, corpo 12 para o texto e corpo 10 para citações longas e nota-de-rodapé. Apenas os títulos de capítulos são grafados em fonte corpo 14 e com todas as letras maiúsculas.
Para caracterizar os diferentes níveis hierárquicos dos sub-títulos. Segue um exemplo de como utilizar um recurso de forma padronizada:
2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO (Título de Capítulo: deve ser grafado em negrito, fonte tamanho 14, todo com letras maiúsculas)
2.1 Marcas e Símbolos (Sub-título de Segundo Nível: deve ser grafado em negrito, fonte tamanho 12, com as principais palavras escritas com a primeira letra em maiúscula)
2.1.2 O desenvolvimento da marca (Sub-título de Terceiro Nível: deve ser grafado em negrito, fonte tamanho 12, somente com a primeira palavra escrita com a primeira letra em maiúscula)
A Importância das Cores (Sub-títulos de Quarto Nível: NÃO NUMERAR, deve ser grafado SEM negrito, fonte tamanho 12, com as principais palavras escritas com a primeira letra em maiúscula)
Os títulos devem ser separados do texto que os precedem ou sucedem por uma entrelinha dupla.
Deve-se optar por uma entre as duas possibilidades de formatar os parágrafos:
- Os parágrafos podem ser escritos como um bloco, ou seja sem recuo (“tab”) na primeira linha do parágrafo (é a formatação utilizada neste material), nesta opção deve-se pular uma linha (sempre com o espaçamento de 1,5 cm) entre cada parágrafo; ou então,
- Os parágrafos podem ser escritos utilizando-se o recuo (padrão de 1,25 cm) apenas na primeira linha do parágrafo, nesta opção NÃO se deve pular linha entre os parágrafos.
As páginas do trabalho devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas, a partir da capa. A numeração é colocada a partir do item 1 (TEMA), com algarismos arábicos no canto superior direito da folha a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha.
As folhas devem ter sua configuração formatada com as seguintes distâncias de margens:
- Superior e Esquerda: 3 cm
- Inferior e Direita: 2 cm
As palavras, ou expressões, que necessitam explicações complementares devem ser apresentadas em nota de rodapé .
Todos os dados numéricos em forma de tabelas ou gráficos, figuras, fotos e ilustrações devem ter em seu entorno um quadro (formando um retângulo, por exemplo), devem ser nomeados e ter suas fontes citadas logo abaixo da respectiva imagem. O nome, por exemplo: “Figura 4.1 – Crescimento demográfico da região em 2010” deve ser escrito em letra tamanho 12. Na linha abaixo (separados por uma entrelinha simples) deve ir a indicação da fonte (AUTOR, ANO, PÁGINA), como por exemplo: “Fonte: Souza (2006, p. 27)”, escrito em letra tamanho 10.
Devem ser evitadas expressões vagas que não explicitem a data ou época (“há muito tempo...”; “nos dias de hoje...”). Um trabalho acadêmico-científico deve ter claramente a época de seu desenvolvimento.
O trabalho escrito deve ter todo o seu conteúdo desenvolvido na terceira pessoa do singular de forma impessoal (observa-se; pretende-se; pode-se etc).
Recomenda-se não utilizar no texto do referencial teórico as palavras: “autor” ou “autores”, assim como, “no livro de fulano” ou “na obra escrita por mengano”.
Todas as fontes consultadas e utilizadas para o desenvolvimento do trabalho devem ser obrigatoriamente listadas no item: Referências Bibliográficas, de acordo com a formatação das normas ABNT.
Algumas abreviaturas conforme as Normas ABNT e seus significados:
apud: citado por, segundo
et al.: e outros (abreviação de et alii)
in: em
sic: assim mesmo, tal qual
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Todo e qualquer material bibliográfico, explícito no corpo do trabalho, deverá constar na referência bibliográfica. Sendo assim, as referências bibliográficas descreverão os dados das fontes consultadas e apontadas no texto, sempre em ordem alfabética, com base no último sobrenome dos autores.
No decorrer do texto, para indicar a fonte consultada obedece-se a regra de: AUTOR, ANO. A fonte pode ser apresentada no decorrer do parágrafo, neste caso, escrever apenas o último sobrenome do(s) autor(es) fora de parêntesis (letras maiúsculas e minúsculas), e a indicação do ano da obra (ou data da informação) dentro de parêntesis ao lado do nome do autor.
Exemplo: De acordo com Keller e Kotler (2006) as funções do marketing [...].
Outra forma de apresentar a fonte consultada é, ao final do parágrafo, e neste caso deve-se escrever o último sobrenome do(s) autor(es) e a indicação do ano da obra (ou data da informação) dentro de parêntesis (grafado com todas as letras maiúsculas), pode-se utilizar as duas formas intercaladas no decorrer do texto.
Exemplo: As funções do marketing mix são de fundamental importância para a decisão estratégica no lançamento de um novo produto ao mercado (KELLER; KOTLER, 2006).
Somente para as obras que contenham quatro autores ou mais, utiliza-se o recurso de abreviação em latim: et al. (até três autores devem ser mencionados os três separados por ponto e vírgula).
Exemplo: Serra et al. (2004) OU, então, (SERRA et al., 2004).
Caso deseje mencionar um autor o qual tenha sido citado no texto do autor da obra que está sendo pesquisada, deve-se utilizar uma palavra indicativa em latim: apud.
Exemplo: Malbec (1989) apud Kotler (2006) OU, então, Malbec (1989 apud KOTLER, 2006). O significado para apud é “Malbec citado dentro da obra de Kotler”.
Para os casos onde
...