Regras básicas Para Um Trabalho Acadêmico
Ensaios: Regras básicas Para Um Trabalho Acadêmico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AsterCience • 8/6/2014 • 3.734 Palavras (15 Páginas) • 477 Visualizações
REGRAS BÁSICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
O conhecimento que se adquire de alguma coisa tende, naturalmente, a se expressar. Quem efetua um conhecimento, quer sempre comunicá-lo. Este fenômeno acontece desde as coisas e situações mais simples, até as mais complexas.
As Normas ora apresentadas tem o intuito de contribuir na sistematização da comunicação e expressão do acadêmico para o público externo, na sua formação e no exercício da escrita, além de formá-lo orientando o discente na produção de trabalhos científicos, dando suporte técnico para a divulgação do conhecimento produzido na esfera da Universidade. As regras aqui indicadas são aplicadas a todos os Trabalhos acadêmicos ou similares (trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar – TGI, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento, Dissertação, teses e outros).
1 - APRESENTAÇÃO GRÁFICA
1.1 Configuração das Margens
Se impresso, utilizar papel branco ou reciclado. Apresentar os elementos pré-textuais no anverso da folha, com exceção dos dados internacionais de catalogação – na - publicação que devem vir no verso da folha de rosto.
Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam apresentados no anverso e verso das folhas.
As margens devem ser:
Anverso: Esquerda 3 cm Verso: Direita 3 cm
Superior 3 cm Superior 3 cm
Direita 2 cm Esquerda 2 cm
Inferior 2 cm Inferior 2 cm
OBS: Para digitação somente no anverso da folha utilizar margens: Esquerda e superior 3cm; Direita e inferior 2cm.
1.2 - Espaçamentos entre Linhas
Configurar todo o texto com espaçamento de 1,5 cm, excetuando-se as citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, ficha catalográficas, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetida e área de concentração), que devem ser digitados em espaço simples (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011a).
1.3 - Escrita (NBR 14724 -2011)
Utilizar margem justificada para o corpo do trabalho e alinhamento esquerdo para as referências;
Escolher um tipo de letra legível na cor preta (Arial, Times New Roman etc...) fonte tamanho 12;
Papel no formato A4 [21 cm x 29,7 cm]
1.4 - Numeração das Páginas
Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração deve figurar a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da página, a 2cm da borda superior da folha (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011a).
OBS: Quando o trabalho for digitado no anverso e verso, a numeração das páginas deve ser indicada no anverso da folha, no canto superior direito; e no verso, no canto superior esquerdo.
Para que as páginas prefaciais não sejam numeradas, ao final de cada página deverá ser inserida uma quebra de seção. Esta quebra terá a finalidade de diferenciar a formatação das páginas prefaciais do texto. (Um Ctrl + Enter a cada nova página)
1.5 - Indicativo de Seção
• O título deve ser precedido pelo indicativo numérico (algarismo arábico), alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Os títulos das seções primárias devem iniciar em folha ímpar (anverso), na parte superior da folha, grafados em números inteiros a partir de 1 (um) e separados do texto que os sucede por 1 (um) espaço entrelinhas de 1,5 cm. Deve-se limitar a numeração progressiva até a seção quinária.
• Da mesma forma os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e sucede por 1 (um) espaço de 1,5cm. Títulos que ocupem mais de uma linha, devem a partir da segunda linha, serem alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.
• Os títulos sem indicativos numéricos como: lista e ilustrações, resumo, sumário, referências etc... devem ser centralizados, conforme NBR 6024. (http://www2.unifap.br/alexandresantiago/files/2012/03/NBR-6024-2003-NumeracaoProgressiva.pdf)
• São os elementos sem título e sem indicativo numérico: folha de aprovação, a dedicatória e a(s) epígrafe(s).
• Destacam-se gradativamente os títulos das seções utilizando os recursos de negrito, itálico ou sublinhado, dentre outros como CAIXA ALTA e VERSAL. Os títulos devem ser grafados de forma idêntica no sumário e no texto.
2 - REFERÊNCIAS
“Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002a).
2.1 - Localização das Referências
As referências podem estar localizadas em nota de rodapé, em lista de referências no final do texto ou de capítulo e antecedendo resumos, resenhas e recensões (Resumo crítico). As referências são alinhadas somente à margem esquerda, ordenadas numérica ou alfabeticamente conforme o caso, em espaço simples e separadas entre si por um espaço duplo, podendo ser utilizado também o recurso de 12pt depois. Quando localizadas em notas de rodapé, serão alinhadas a partir da segunda linha da mesma referência abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma que o expoente fique destacado. (não utilizar espaços entre as notas).
2.2 Transcrição dos Elementos na Referência
2.2.1 Dados de autoria
• Autor Pessoal
Identificada a autoria da obra, a regra é seguir a forma usada no idioma do nome do autor, existindo situações especiais, dependendo da língua, ou mesmo do nome adotado pelo autor. Inicia-se a referência pelo Sobrenome do autor em maiúsculo, seguido pelo nome. Emprega-se vírgula entre sobrenome e nome.
Ex.: GARCIA, J.
Quando a obra possuir até três (3) autores, indicam-se todos, na mesma
...