Relatório Ensaio de Tração Aço 1020
Por: kabeyama • 2/5/2018 • Exam • 2.718 Palavras (11 Páginas) • 408 Visualizações
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás
Campus Goiânia
Engenharia Mecânica
Professor: Manoel Ivany
Tratamentos Térmicos e Termoquímicos no Aço 1020
(Aço SAE 1020)
Alunos: Leonardo Valadão
Maurício Cavalcante
Paulo Henrique
Goiânia, Goiás
25 de fevereiro de 2015
Sumário
1 Introdução 2
1.1 Composição Química do Aço SAE 1020 2
2 Objetivos Gerais 2
3 Objetivos Específicos 3
3.1 Finalidade dos Tratamentos Térmicos 3
4 Materiais e Equipamentos 3
5 Métodos Experimentais 3
5.1 Microestruturas Obtidas 4
6 Resultados e Discussões 8
7 Conclusão 9
8 Referências Bibliográficas 9
1 - Introdução:
Os tratamentos térmicos e termoquímicos são processos que tem como objetivo alterar as propriedades dos metais, sendo elas propriedades mecânicas ou químicas. Estes tratamentos são feitos através do conjunto de operações que incluem o aquecimento ou resfriamento do metal em condições controladas, onde o tempo é a variável do processo.
Os tratamentos térmicos são feitos a fim de alterar as propriedades do metal com características específicas, sendo obtidas por meio de diferentes tratamentos para que se chegue na propriedade mecânica desejada.
Ao ser feito o tratamento, o material pode não apenas adquirir a propriedade desejada mas também obter outras propriedades consequentemente, por isso é importante analisar todas as possíveis consequências do processo, tanto quanto as novas propriedades mecânicas quanto os problemas que veem juntos, como empenamento, tensões, trincas e fissuras internas.
Neste experimentos utilizamos o Aço SAE 1020, aço constituído de Ferro, Carbono, Silício e Manganês, ele apresenta um teor de Carbono de aproximadamente 0,18% à 0,23%, Manganês de 0,30% à 0,60% e Silício máximo de 0,05%, junto a outros elementos inerentes.
O Aço SAE 1020 tem uma vasta aplicação no mundo, atendendo a várias áreas em geral, sendo aplicado na indústria automobilística, componentes mecânicos e na área da construção civil, sendo um dos aços mais utilizados. Esta vasta aplicação é divido a sua baixa temperabilidade, excelente soldabilidade e forjabilidade, mas com uma usinagem relativamente pobre, seu custo beneficio é melhor relativo aos outros aços usados no mesmo propósito.
Este aço tem uma microestrutura em sua forma normal é perlita fina e ferrita. É um aço altamente tenaz, sendo necessário o aumento da dureza superficial assim sendo submetido a algum tratamento, por exemplo a cementação, para a fabricação de algumas peças, como eixos e engrenagens em geral.
Sua composição é de:
1.1 - Composição Química do Aço SAE 1020:
C Mn Si Cr Al P S
0,17%
–
0,24% 0,30%
-
0,60% 0%
-
0,40%
0%
0% 0%
-
0,04% 0%
-
0,05%
2 - Objetivos Gerais:
Os objetivos destes experimentos foi fazer estudo dos metais na prática do que foi passado durante aulas teóricas, com função apenas acadêmica onde o aço foi submetido a tratamentos térmicos, para a mudanças das propriedades, análises microscópicas, para análise dos grãos e ensaios de dureza, para verificação do efeito causado com os tratamentos. Os resultados serão discutidos neste relatório.
3 - Objetivos Específicos:
Submeter o Aço SAE 1020 a vários tratamentos térmicos em diferentes corpos de prova.
3.1
...