Relatório - Sofia Feldman
Por: Danielle Ferreira de Santana • 22/11/2017 • Trabalho acadêmico • 568 Palavras (3 Páginas) • 468 Visualizações
UNIPÊ
GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
3º PERÍODO C
Aluna Danielle Ferreira
Relatório - Sofia Feldman
O Hospital Sofia Feldman assiste a uma população superior a 400 mil pessoas dos Distritos Sanitários Norte e Nordeste, em Belo Horizonte. Possui 150 leitos: 60 obstétricos, 41 em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal – UTI, 36 em Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais – UCI, e 13 de outras clínicas. São realizados cerca de 900 partos ao mês. A Neonatologia é um espaço de assistência multi e interdisciplinar com incentivo ao aleitamento materno e desenvolvimento de estratégias de humanização voltadas à integralidade do cuidado: cuidado “mãe/pai canguru”, internação conjunta na UCI (Unidade de Cuidado Intermediário), Espaço de Sofias, incentivo à presença do pai, à participação da família, Casa do Bebê, apoio da Amiga da Família e acompanhamento ambulatorial, após a alta, do recém-nascido de risco. Assistência materno-infantil, com todas as internações feitas através da Central de Internações da Secretaria Municipal de Saúde, pelo SUS. Sua equipe de referência é composta por enfermeira obstetra, médico obstetra e técnico de enfermagem, podendo, ainda, contar com o apoio da psicologia, da terapia ocupacional, do serviço social, educadora física e nutricionista, que integram a equipe multiprofissional.Com a missão de “desenvolver ações de atenção integral à saúde da comunidade, em especial da mulher e da criança, em nível ambulatorial e hospitalar com qualidade, resolutividade, acolhedores e vinculantes, de forma universal, visando impactar nos indicadores de saúde deste grupo. ”
O hospital tem uma preocupação em especial, que é oferecer em seus serviços uma atenção humanizada, voltada ao acolhimento e vinculo não só da paciente como da sua família. Buscam resgatar a imagem do parto normal, mostrando que é um ato natural e seguro. Oferecem acesso ao parto na água, onde a mulher tem livre escolha para a posição no trabalho de parto e como será o parto com métodos farmacológicos e não-farmacológicos de alívio de dor e inclusive o cirúrgico. Envolvem o pai da criança para que a mulher se sinta segura e confortável com a figura do homem que ama naquele momento, ou o acompanhamento de qualquer outra pessoa que a mulher escolher para participar durante o trabalho de parto. Além de terem a atenção de enfermeiros obstetras, o apoio e a experiencia das Doulas.
Após o parto a mãe e o recém-nascido que esteja saudável ficam internados em alojamentos conjuntos até a alta hospitalar. Todos os dias o serviço social realiza diariamente reuniões para trocas de experiências dos acompanhantes e esclarecimentos. Quando é preciso internar o bebê na UTI – Unidade de Tratamento intensivo as mães são amparadas no espaço Sofias onde oferece repouso, alimentação e acompanhamento pela equipe de saúde para facilitar seu acesso no estimulo aos recém-nascidos internados. A medida que esses recém-nascidos saem da UTI, são acolhidos na casa do bebê até que o mesmo ganhe peso ideal e idade para receber alta.
Com um olhar humano o Hospital Sofia Feldman tornou-se referência em assistência à saúde
...