Relatório de Estágio Supervisionado
Por: reginaldo_682 • 7/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.705 Palavras (7 Páginas) • 357 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE MATEMÁTICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
São Bento do Sul / SC
2016[pic 2]
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Relatório apresentado à Coordenadoria de Estágios em Educação da UNIP Interativa, para aprovação em Estágio Supervisionado.
São Bento do Sul / SC
2016[pic 3]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE O ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO GLOBAL 4
2 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE O ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL, (BLOCOS C e D) NO CEJA 6
3 REFLEXÃO E CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
Em cumprimento à Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, foi realizado o estágio curricular obrigatório na disciplina de Matemática. Parte do estágio foi realizado na Escola de Educação Básica Sociedade Educacional CRS (Colégio Global), localizada na Rua Bruno Fischer, nº 200, bairro Centro, no município de São Bento do Sul – Santa Catarina, outra parte foi realizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), localizada na Rua Wolfgang Amonn, nº54, bairro Centro, no município de São Bento do Sul - SC.
As atividades tiveram como objetivo principal observar como se dá o aprendizado e buscar experiências, oportunidades de articulação entre o momento do saber e do fazer. O processo de observação é uma importante etapa deste curso, pois aprendemos com outros professores a sanar ou diminuir algumas questões ou dúvidas existentes no dia a dia em sala de aula.
É, portanto, o Estágio, uma importante parte integradora do currículo, a parte em que o licenciando vai assumir pela primeira vez a sua identidade profissional e sentir na pele o compromisso com o aluno, com sua família, com sua comunidade com a instituição escolar, que representa sua inclusão civilizatória, com a produção conjunta de significados em sala de aula, com a democracia, com o sentido de profissionalismo que implique competência - fazer bem o que lhe compete. (ANDRADE, 2005, p. 2).
Segundo Passerine (2007, p. 30), “o estágio curricular supervisionado é aquele em que o futuro profissional toma o campo de atuação como objeto de estudo, de investigação, de análise e de interpretação crítica, abastando-se no que é estudado nas disciplinas do curso”.
Durante o estágio, realizado no período de 04/08/2014 a 07/11/2014 na Escola de Educação Básica Sociedade Educacional CRS (Colégio Global), foram observadas as quatro turmas do Ensino Fundamental II e as três turmas do Ensino Médio, totalizando em 350 horas de estágio. Na Educação de Jovens e Adultos (CEJA), o estágio foi realizado no período de 12/08/2015 a 14/12/2015 totalizando 150 horas de estágio, onde foram observadas as turmas de bloco C e D, sendo que o bloco C corresponde ao 6º e 7º ano e o bloco D ao 8º e 9º ano. Nesse período, pude descobrir meios importantes para o trabalho como professor e vivenciar diversas experiências, cujos pontos principais serão descritos a seguir.
1 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE O ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO GLOBAL.
O estágio curricular supervisionado foi realizado na Sociedade Educacional CRS (Colégio Global). A escola tem um ambiente bastante diversificado, contando com campo de futebol, quadra de esportes, cantina, biblioteca, sala de informática e outros laboratórios, proporcionando aos alunos condições de desenvolvimento das suas potencialidades e habilidades. O estágio foi realizado entre o mês de Agosto a Novembro de 2014.
Durante esse período em que foi realizado o estágio, observou-se no Ensino Fundamental II as turmas de 6º, 7º, 8º e 9º ano, totalizando 77 alunos com idade entre 11 e 15 anos que apresentam basicamente as mesmas características de comportamento. Em alguns momentos, durante a aula, os alunos dispersão a atenção do assunto em explicação devido a conversas paralelas, esse comportamento é mais intenso no 6º, 7º e 8º ano, já o 9º ano percebe-se uma maior maturidade em relação ao comportamento.
No Ensino médio, foram assistidas as aulas no 1º, 2º e 3º ano, totalizando 142 alunos entre 16 e 18 anos de idade, esse alunos tem parecidas características de comportamento, também há conversas paralelas durante a aula, e de forma mais intensa no 1º e 2º ano, já os alunos do 3º ano demonstram maior maturidade em relação ao comportamento pois sua preocupação maior é preparar-se para os vestibulares com objetivo de ingressar em alguma universidade por isso, os professores trabalham forte com revisões dos assuntos. Os alunos do ensino médio gozam das mesmas condições e instrumentos de ensino proporcionados pela escola aos alunos do ensino fundamental. Em geral os alunos desta instituição de ensino disciplinados e respeitosos com os colegas e professores.
Quanto à docência, durante o período de estágio, foi observado os métodos didáticos de ministração de aula usados pelos professores, a forma como cadenciam a exortação e que lideram as turmas. Os professores usam como método de ensino a explicação do assunto apresentado na apostila do Sistema Positivo de Ensino (material didático adotado por toda a escola), para após os alunos desenvolverem as atividades sobre o conteúdo, atividades essas que serão corrigidas com a participação dos mesmos.
Pode-se perceber que o planejamento das aulas segue conforme acordado no Plano Político Pedagógico da unidade de ensino, tal proposta pedagógica está aliada aos professores qualificados, tecnologia educacional e também ao Sistema Positivo de Ensino que proporciona aulas dinâmicas, utilizando cadernos e apostilas com exercícios contextualizadas, despertando o interesse e a motivação dos alunos pela aprendizagem. Nesse mesmo sistema de ensino, os alunos também desenvolvem exercícios online, disponibilizados no site da escola, proporcionando um reforço extra para a fixação dos conteúdos.
...