Relatório de Estagio Radiologia
Por: Ullysses Jadher Ramos Da Silva • 6/7/2018 • Relatório de pesquisa • 799 Palavras (4 Páginas) • 9.778 Visualizações
[pic 1][pic 2]
PATRICIA ELIS WEILER
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
FOZ DO IGUAÇU - PR
2018
RESUMO
O estágio supervisionado nos ajuda a entender e vivenciar o dia-a-dia do hospital, dos procedimentos mais simples aos mais complexos. Participamos e realizamos exames no raio-x que consiste em chamar o paciente para entrar na sala, verificar se tem algo de metal na roupa, posiciona-lo e colocar a técnica correta para o peso/tamanho do paciente, passar o cassete na impressora, fazer os ajustes da imagem e mandar para laudo. Na tomografia ajudamos a posicionar o paciente e observamos atentamente os técnicos/tecnólogos manusear o aparelho. No arco em c primeiro repassamos as instruções de como se portar dentro do centro cirúrgico e as medidas de higiene. Essa prática nos permite relembrar muitas coisas faladas em sala que começam a fazer mais sentido quando praticamos.
1. APRESENTAÇÃO
O estágio supervisionado I (2018/1) foi realizado no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, com início em 28 de abril de 2018 e término dia 01 de julho de 2018 com duração de 150 horas de estágio, com carga máxima de 24 horas por semana nos seguintes setores: Arco em C no centro cirúrgico, tomografia e raios-x.
2. INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado é uma parte importante da graduação, onde se coloca em pratica todo o conhecimento adquirido durante todo o curso, desenvolvendo o manuseio em equipamentos para a realização de exames de imagem, no caso deste, raio x convencional, leito, tomografia e Arco em C no CC.
É de suma importância ter um conhecimento grande em anatomia, pois só assim se analisa da forma correta o modo em que o equipamento deve ficar, o raio central nos exames de raios x, o posicionamento do paciente para cada tipo de exame, os cuidados necessários para cada exame. Além do conhecimento anatômico tem que ser analisado também a forma de tratamento e a postura a ser tomada frente aos paciente e acompanhantes.
Foram realizadas atividades onde acompanhamos o trabalho dos profissionais que realizava os exames, no raio X convencional e leitos os Técnicos Josiane, Ademir, Ivone no CC Técnico Cleverson e Tiago e na Tomografia Técnica Juliana dando todo suporte que precisamos. Dentre as atividades acompanhadas analisamos o posicionamento do paciente, dose de acordo com a anatomia a ser radiografada ou analisada, limpeza e conservação dos equipamentos e local do exame, proteção radiológica como o uso de aventais e protetores de tireoide, e o uso de dosímetro, sempre dentro das normas de proteção radiológicas.
3. OBJETIVOS
O estágio supervisionado, tem o objetivo de dar suporte e auxilio permitindo que o estudante possa aprender e desenvolver na pratica, as habilidades para as atividades diárias as quais um tecnólogo em radiologia deve ter conhecimento, além de esclarecer dúvidas, fazendo com que o estudo e aprendizado durante o período do curso fique mais claro, assim melhorando o desempenho, e auxiliando no processo de entendimento das áreas de atuação que podem ser seguidas.
4. DESENVOLVIMENTO
Com o estágio no Hospital Padre Germano Lauck me fez ter uma visão diferente da área que escolhi pra mim, pude acompanhar várias áreas que podemos atuar e isso fez com que me encantasse ainda mais e percebendo o quão importante nossa profissão é para a população.
...