Relatório de Química Constituição da Matéria
Por: Taís Corrêa Resende • 9/5/2022 • Trabalho acadêmico • 413 Palavras (2 Páginas) • 98 Visualizações
Instituto Federal do Rio Grande Do Sul – Campus Rio Grande [pic 1]
Disciplina: Química I
Professora: Bianca Martins
Relatório de Química
Constituição da matéria
[pic 2]
Primeira prática experimental:
Materiais utilizados:
- Sal de cozinha (NaCl);
- Espátulas;
- Imã;
- Isopor;
- Areia;
- Béquer;
- Erlenmeyer;
- Pegador;
- Placa de Petri;
- Bico de Bunsen;
- Tela de Amianto.
Processo do experimento:
- Bom, a primeira coisa a ser feita, é separarmos cada elemento. Com a ajuda de um pegador, separei os isopores (catação). Após isso, usei o béquer, coloquei água no mesmo e após adicionei o “pó branco” e a areia. Então ocorreu a decantação, com a areia se depositando no fundo do recipiente e o sal se misturando com a água.
Depois disso, utilizei uma peneira, passando a água que estava no béquer, para outro limpo, mantendo a areia na peneira (peneiração).
- Depois, só faltava separar a água do pó branco. Para isso, o colocamos o béquer que os continha para aquecer. E, como a água tem ponto de ebulição menor, ela ebulirá primeiro que o pó branco. No caso da minha experiência, após a ebulição, o pó branco começou a cristalizar e, por isso, soubemos identificar que se tratava do sal de cozinha. (ocorreu a destilação simples).
[pic 3]
[pic 4]
Segunda prática experimental:
Materiais utilizados:
- Vinagre;
- Bicarbonato de Sódio;
- Béquer;
- Vela;
- Erlenmeyer.
Processo do experimento:
- Bom, comecei colocando o bicarbonato dentro da bexiga, após isso, coloquei vinagre no Erlenmeyer. Logo em seguida, coloquei a bexiga presa na ponta do Erlenmeyer e, ao bicarbonato cair e tocar no vinagre, começa uma “fervência” e o balão enche.
“Quando misturas o bicarbonato com o vinagre, forma-se uma espuma e o balão começa a encher. Isto acontece porque o bicarbonato de sódio e o vinagre reagem um com o outro e libertam um gás. Esse gás é o dióxido de carbono, o mesmo que faz as bolhinhas nas bebidas gaseificadas. Nesta experiência, este gás é o responsável por encher o balão.”
Referência bibliográfica:
https://www.pavconhecimento.pt/media/media/801_quimica-1e2ciclo-encher-um-balao.pdf
- Após isso, fixei uma vela em um béquer, coloquei bicarboinato em sua volta e acendi a mesma. Após isso, coloquei vinagre na volta. O que aconteceu, foi que rapidamente a vela apagou e não foi possível de acendê-la mais.
“O CO2, produto da reação entre o bicarbonato de sódio e vinagre (ácido acético) é mais denso que o ar, assim ele pode ser "derramado" sobre as velas cortando o suprimento de oxigênio que é essencial para a combustão.”
Referência bibliográfica:
http://www.cienciatube.com/2009/05/co2-produzido-por-vinagre-e-bicarbonato.html
[pic 5] [pic 6]
...