Relatório de TTI
Por: 200546 • 15/11/2019 • Relatório de pesquisa • 1.316 Palavras (6 Páginas) • 649 Visualizações
1.INTRODUÇÂO:
O mercado imobiliário está sempre exigindo melhoramento no preparo profissional e pessoal do Corretor de imóveis, pois o este se encontra sempre em mudança, em virtude de fatores econômicos e políticos, que de certa forma mexem completamente com o mercado e com esses fatores os clientes estão cada vez mais exigentes na busca de realizar bons negócios. É por isso o Corretor tem que estar preparado profissionalmente, sempre de olho nas mudanças, procurando estar sempre integrado ao mercado, disposto a oferecer o melhor para seu cliente.
Este relatório é fruto de toda a bagagem teórica e prática adquirida no decorrer do Curso Técnico em Transações Imobiliárias realizado na escola CEPS. O Estagio Supervisionado é parte da grade curricular do curso e tem o objetivo de fazer a mediação entre a teoria ministrada no curso e a pratica vivenciada no dia a dia com o contato direto com o cliente, sua principal função é preparar o futuro corretor de imóveis para os desafios do mercado imobiliário.
Durante as atividades realizadas no estagio foram identificados dois problemas a serem abordados. O primeiro é referente ao problema que existe quanto à escrituração de imóveis, que tem se tornado um empasse tanto para corretores quanto para compradores e vendedores. A segunda se refere ao atendimento ao cliente, e as diferentes técnicas que essa atividade exige que o corretor domine. O cliente não quer um imóvel, quer realizar um sonho, e o corretor é o encarregado de satisfazer essa vontade. Para isso, precisa de muito mais dinamicidade do que antigamente, a clientela tem se tornado cada vez mais exigente, o que demanda uma hodierna atualização do corretor.
Neste trabalho, relatam-se as atividades feitas no decorrer do estagio estudantil supervisionado, apresenta uma análise do mercado imobiliário local, relata também a necessidade de melhorias nas áreas de regularização do nosso município. No primeiro dia fui apresentada a equipe que trabalha com ele no escritório e em seguida fomos encontrar com alguns dos seus clientes, no dia seguinte foi ensinado o procedimento de captação de vendas, foram ensinamentos importantíssimos para os primeiros passos do estagio.
Na continuação do estágio foram realizadas diversas atividades, para mencionar um mero rol exemplificativo podem ser citados: O processo de divulgação de vendas em que foram anunciadas publicidades de imóveis em redes sociais e no jornal, um procedimento que fora lecionado na disciplina de Marketing Imobiliário; Auxiliar na vistoria de imóveis, atividade de importância prática ímpar no cotidiano do corretor, pois determinará se a casa possui condições de habitação, o valor do imóvel, e também identificará (e evitará) possíveis problemas futuros que poderão surgir tanto para o corretor quanto para o comprador.
Todas essas atividades executadas tiveram o acompanhamento do supervisor. No decorrer do estagio pude observar o desafio da falta de regularização dos imóveis, a maioria dos imóveis não pode ser escriturada, devido ser em áreas privadas, áreas públicas, loteamentos não registrados e invasões e também o alto custo da escrituração do imóvel. Também pude observar a dificuldade em conquistar o cliente -, não é um problema novo no ramo imobiliário, contudo, as intempéries da arte de convencer o cliente de que o seu imóvel é o ideal ainda persistem. Prova disso foram as atividades durante o estágio, onde verificamos as diferentes formas de abordagem ao cliente.
No mundo atual é preciso muito mais que o produto para realizar um negócio, a transação imobiliária, hoje em dia, envolve a compra de um sonho do cliente, e o corretor deve se capaz de, com suas técnicas de apresentação, envolver e realizar tal querer de seu comprador.
2.PROBLEMAS IDENTIFICADOS DURANTE O ESTÁGIO E OS EFEITOS GERADOS
Neste caso a falta de regularização dos imóveis, acaba sendo um empecilho na hora das negociações, a maioria dos compradores prefere financiar seus imóveis, isso se deve ao fato que alguns preferem não investir todo seu capital de giro e outros pelo fato de não possuir capital para comprar um imóvel à vista, cabe também ressaltar a prefere dos clientes em fazer uma compra mais segura, ou seja, adquirir um imóvel escriturado. Também deixa saber que muitos proprietários deixam de escriturar seus imóveis devido ao alto custo da documentação. Em relação à dificuldade em conquistar o cliente, a rentabilidade do corretor pode ser afetada caso ele não consigam cativar clientes o suficiente para a manutenção de seus próprios custos e da renumeração esperada como profissional.
2.1. SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA:
Uma possível solução para o problema da falta de regularização vem da parte politica municipal, ou seja, uma atitude governamental do nosso prefeito. Primeiramente regularizando essas áreas, permitindo que os ocupantes possam registrando seus imóveis. Acredito também que seria viável o envolvimento de universidades e escritórios de arquitetura na realização de projetos de regularização, e juntos solucionar este problema tão grave em nossa cidade.
Sobre a dificuldade de conquistar o cliente, atualmente existem cursos específicos em técnicas de vendas que auxiliam na desenvoltura do vendedor e o ajudam a estar preparado para os mais diferentes tipos de clientes que possam lhe aparecer, sabendo se adaptar a cada situação e a conquistar sua venda e fidelizar o cliente. Temos grandes problemas referentes ao atendimento, e, isso dificulta a retenção de cliente para as empresas de negócios imobiliários.
...