TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Quimica-aplicacao De Sodio E Potacio Na Engenharia

Ensaios: Relatorio De Quimica-aplicacao De Sodio E Potacio Na Engenharia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

Sódio – Aplicações na Engenharia

Alguns usos:

• Em ligas anti-atrito com o chumbo para a produção de balas (projéteis). Com o chumbo também é usado para a produção de aditivos antidetonantes para as gasolinas;

• Na fabricação de detergentes combinando-o com ácidos graxos;

• Na purificação de metais fundidos;

• A liga NaK é empregada como transferente de calor. O sódio também é usado como refrigerante;

• É empregado na fabricação de células fotoelétricas;

• Na iluminação pública, através das lâmpadas de vapor de sódio;

• Na produção de diversos reagentes químicos, como o peróxido de sódio e o cianeto de sódio;

• Na indústria de borracha sintética;

• Na obtenção de titânio e zircônio a partir dos seus cloretos ou óxidos

Mais exemplos de aplicação na engenharia:

Lâmpada de vapor de sódio é a designação dada a um tipo de lâmpada de descarga em meio gasoso que utiliza um plasma de vapor de sódio para produzir luz. Existem duas variantes deste tipo de lâmpadas: de baixa pressão (em geral designadas LPS) e de alta pressão (HPS). Como as lâmpadas de vapor de sódio causam menos poluição luminosa que outras tecnologias utilizadas para iluminação pública, cidades próximas de observatórios astronómicos e localidades onde se pretende manter a visibilidade do céu nocturno, ou onde é necessário reduzir a iluminação para proteger a biodiversidade, usam esse tipo de lâmpada.

A bateria de sal fundido pertence a uma classe de baterias elétricas de alta temperatura de células primárias e secundárias que utilizam sal fundido como eletrólito. Na maioria dos casos o sal utilizado tem o sódio como base e esta bateria é comumente denominada bateria de sal líquido. Este tipo de bateria apresenta alta densidade energética devido à seleção adequada dos pares reagentes e também à alta densidade de potência graças à alta condutividade do eletrólito de sal fundido.

Este tipo de bateria é utilizado onde há demanda para alta densidade de energia e alta densidade de potência. Historicamente, baterias térmicas têm sido utilizadas em sistemas de arma guiada como os mísseis superfície-ar.[1] [2] Essas características podem tornas as baterias de sal fundido recarregáveis um meio de armazenagem de energia preferencial para contrabalançar as usinas energéticas dependentes do ambiente (eólica, solar, etc). As baterias de sal fundido recarregáveis são uma tecnologia promissora para impulsionar os veículos elétricos. Funcionando a uma temperatura de operação de 400 ºC a 700 ºC, essas baterias possuem manuseio e segurança problemáticos, e exigem padrões rigorosos para a seleção dos outros componentes da pilha. Alguns modelos mais recentes, como a bateria ZEBRA, operam a uma variação de temperatura menor, de 245 ºC a 350 ºC.

Potássio – Aplicações na Engenharia

• O potássio é um metal empregado em células

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com