Relatorio De Solucoes
Trabalho Universitário: Relatorio De Solucoes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaellyalvess • 16/4/2014 • 984 Palavras (4 Páginas) • 364 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A maior parte dos processos de análise quantitativa é realizada por via úmida. Então, o primeiro passo da análise consiste em submeter a um tratamento adequado com vistas à preparação da solução para processamento dos passos subsequentes da análise (OHLWEILER, 1984).
O método escolhido deve assegurar a completa dissolução da amostra. Muitas vezes, o conhecimento da natureza do material é suficiente para indicar o método mais apropriado para preparação da solução para análise. Alguns produtos químicos se dissolvem completamente em água; neste caso, a solução para análise é obtida facilmente e a composição do sistema é, geralmente, muito favorável. Mediante ataque com ácidos, misturas ácidas ou de ácidos e agentes oxidantes ou fusões com reagentes alcalinos, alcalino-oxidantes ou ácidos, são possíveis decompor e dissolver quase todos os tipos de materiais (OHLWEILER, 1984).
Os experimentos realizados no laboratório tiveram por objetivo o preparo de soluções. As soluções são definidas como misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, encontradas em qualquer um dos três estados da matéria. Para estudo destas são levados em consideração dois aspectos: quantidade (envolvendo medidas em massa e volume) e concentração (quantidade relativa dos componentes).
Os solutos utilizados foram NaOH (s) e HCl (l) diluídos em água destilada, para preparo da solução que posteriormente será utilizada em uma análise, com suas respectivas concentrações.
2. OBJETIVO
Capacitar os alunos de Química Analítica I a efetuar cálculos para determinar o volume, a massa, necessária para preparar soluções aquosas ácidas e básicas, preparando soluções aquosas a partir de NaOH sólido P.A e de HCL líquido P.A.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1. Materiais e Reagentes
3.2. Metodologia
Realizou-se dois procedimentos preparando soluções de ácido clorídrico (HCl) 0,1 mol/L e de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol/L sendo utilizadas as medidas que foram encontradas através de cálculos de molaridade, massa, volume entre outros.
3.3. Procedimentos
Inicialmente lavou-se toda vidraria a ser utilizada constando na tabela acima, exceto o cálice que não foi utilizado. Foi-se dadas instruções quanto à ambientação da vidraria, onde se deve ambientar béquer e pipetas, e de forma alguma os balões volumétricos, e também sobre as medidas e volumes com a pipeta primeiro devendo-se ambientar, aspirar líquidos acima da marca de aferição, enxugar a ponta da pipeta e escoar líquidos até que o menisco tangencie a marca de aferição figura 1.
Figura 1: marca de aferição pipeta graduada.
Com relação à utilização do balão volumétrico no preparo de soluções devem-se seguir os seguintes procedimentos, lavar o balão com água destilada, dissolver o sólido em um béquer (quando for o caso), transferir líquidos com o béquer ou pipeta, adicionar a H2O destilada até a marca de aferição (avolumar), tampar o balão e homogeneizar.
Após essas instruções e a partir dos dados adquiridos com os cálculos para preparar uma solução de 500 mL a 0,1 mol/L, com o auxilio de uma pipeta graduada transferindo-se o volume calculado do HCl para o balão volumétrico de 500 mL já contendo uma pequena quantidade de água destilada, completou-se o volume da solução com água destilada até a marca de aferição do balão, tampo-se, e agitou-se 3 vezes para completar a homogeneização.
Para o preparo da solução de NaOH foi necessário mais precaução por este ser uma substância higroscópica/ e corrosiva. Calculou-se a massa de NaOH necessária para preparar 500 mL de solução 0,1 mol/L. Pesou-se a quantidade calculada do NaOH num béquer de 100 mL, e foi dissolvido em água destilada com o auxilio de um bastão de vidro. Transferiu-se a mistura para o balão volumétrico de 500 mL. Completou-se o volume com água destilada até a marca de aferição do balão,
...