TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Eletrotecnica

Exames: Relatorio Eletrotecnica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 2

2 Materiais e Métodos

Para o experimento realizado, foram utilizados os seguintes materiais:

• Fonte de tensão variável;

• Protoboard;

• Multímetro;

• Resistores: 3.3kΩ , 3.67kΩ , 6.2kΩ , 8.2kΩ , 10kΩ , 3x 12kΩ , 22kΩ .

• Potenciômetros

Inicialmente, mediu-se a resistência de todos os resistores com o auxílio de um multímetro. Para isso, colocou-se as pontas de prova do multímetro (na escala ideal) em contato com os terminais do resistor.

Após essa medição, montou-se o circuito com a fonte desligada. Além disso, ajustou-se a tensão entre os terminais da fonte para 9 V, utilizando mais uma vez o multímetro.

Mediu-se V_7,I_5,I_F e I_6. Para medir V_7, ligou-se o multímetro em paralelo com os pontos do circuito envolvidos, a ponta positiva com o terminal de maior potencial e a negativa com o de menor. Para medir as correntes, abriu-se o caminho onde desejou-se obter a medida e, em seguida, conectou-se o amperímetro entre os dois terminais resultantes da abertura do circuito, com o medidor em série com o elemento do circuito cuja corrente estava sendo medida.

Mediu-se a resistência equivalente entre os terminais a e b. Para isso, desconectou-se a fonte e colocou-se, mais uma vez, as pontas de prova do multímetro em contato com os terminais do resistor.

De maneira análoga, mediu-se a resistência equivalente a partir dos terminais de R_7 do circuito, formado apenas por R_7,R_8 e R_9.

Substituiu-se no circuito completo, R_7,R_8 e R_9 por um potenciômetro com resistência próxima a equivalente encontrada, mantendo-se o restante do circuito.

Mediu-se a tensão entre os terminais do potenciômetro, para isso, ligou-se o multímetro em paralelo com os terminais, novamente com a ponta positiva voltada para o terminal de maior potencial.

Mediu-se a resistência equivalente a partir dos terminais a e b do circuito formado apenas por R_1,R_2 , R_3, R_4 e R_5, de maneira semelhante a realizada para o cálculo das resistências, anteriormente.

Substituiu-se, no circuito completo, R_1,R_2 , R_3, R_4 e R_5 por um potenciômetro com resistência próxima à equivalente encontrada. Manteve-se o restante do circuito (R_6 e o potenciômetro) e anotou-se o valor da resistência do potenciômetro.

Mediu-se a corrente que passa pelo potenciômetro, abrindo o caminho onde desejava-se realizar a medida e conectando o amperímetro (em série) entre os terminais da abertura.

Substituiu-se todos os resistores por um potenciômetro com resistência igual à medida no item 5 e mediu-se a corrente que passa por esse potenciômetro. Além disso, anotou-se o valor da resistência do potenciômetro.

Por fim, comparou-se todos os resultados com o previsto a partir da análise teórica do circuito do experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com