Relatorio Teor De Humidade
Trabalho Escolar: Relatorio Teor De Humidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: laayanne • 8/2/2015 • 815 Palavras (4 Páginas) • 1.190 Visualizações
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DO Oryza sativa
1. INTRODUÇÃO
O teor de umidade, de um alimento é um dos mais importantes e mais avaliados índices em alimentos. A umidade é um procedimento fundamental na armazenagem de grãos. Valores de umidade considerados seguros para um adequado armazenamento do produto são conhecidos e devem ser respeitados para que a qualidade dos grãos se mantenha durante a estocagem. Volumes grandes de grãos exigem amostragens numerosas e resultados rápidos são difíceis de serem obtidos em tempo hábil para tomada de decisões sobre a qualidade do produto e o processamento a que devem ser submetida. Os métodos para determinação da umidade de grãos são classificados em diretos e indiretos. Nos métodos diretos a água é retirada do produto, geralmente por processo de aquecimento, e o teor de umidade é calculado pela diferença de peso das amostras no início e ao final do processo (PUZZI D.). Esta diferença corresponde à quantidade de água retirada. Devido à sua maior confiabilidade os métodos diretos são empregados como padrão para a aferição de outros procedimentos. No Brasil, o método oficial para determinação de umidade é o de estufa a 105o C ±3o C durante 24 horas, estabelecido pelo Ministério da Agricultura.
2. OBJETIVO
O objetivo desse trabalho foi avaliar através do método da estufa, a determinação do teor de umidade do Oryza sativa (arroz vermelho), sendo utilizadas 3 repetições para cada método e calculando-se a umidade na amostra seca.
3. MATERIAL E METÓDOS
A amostra do Oryza sativa foi obtida numa rede de supermercados localizada em Campina Grande/PB e analisados no Laboratório de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Campina Grande.
3.1 Preparo do Material
Para realização do experimento o arroz vermelho foi colocado em cadinhos de alumínio utilizando-se balança analítica para pesagem das amostras. Para cada método foram utilizadas três repetições.
• Secagem por Estufa
A prática iniciou-se pesando em balança analítica três cadinhos devidamente secos e resfriados em dessecador, após a pesagem dos cadinhos, a balança foi tarada e em seguida colocada à amostra de arroz vermelho em cada cadinho com a ajuda da espátula. Após a pesagem, os cadinhos foram levados para a Estufa a 105ºC, onde foram aquecidos durante 24horas. Passado as 24horas, os cadinhos com a amostra seca foram colocados no dessacador para serem resfriados, a temperatura ambiente, durante 30min. Em seguida os cadinhos contendo a amostra seca foram pesados na balança analítica. Para calcular o teor de umidade das amostras, foi utilizada a seguinte equação:
...