RELATÓRIO DETERMINAÇÃO DO TEOR DA ASS COMP.
Por: shinoharakatya • 13/11/2015 • Relatório de pesquisa • 876 Palavras (4 Páginas) • 1.677 Visualizações
INTRODUÇÃO
A química analítica é o ramo da química que trata da identificação ou quantificação de espécies ou elementos químicos. Proporciona métodos para determinar quais elementos e substâncias estão presentes e suas respectivas proporções em uma determinada amostra.
O objeto de estudo da prática em questão foi o Ácido Acetil Salicílico, onde objetivou-se a determinação do seu teor em massa através da titulação direta.
Acido acetilsalicílico (Aspirina), também conhecido pela sigla AAS, é um fármaco que possui propriedades analgésicas, antiinflamatórias e antipiréticas. É um inibidor irreversível das enzimas ciclooxigenases 1 e 2. Como ambas COX possuem papel na geração da inflamação, a inibição de tais enzimas reduz o processo de inflamação tecidual.
Titulação é o processo empregado em Química para se determinar a quantidade de substância de uma solução pelo confronto com outra espécie química, de concentração e natureza conhecidas. A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.
OBJETIVO
Determinar o teor em massa do Ácido Acetil Salicílico através da titulação direta.
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
Materiais:
NaOH 0,1 Molar fatorado
Comprimidos de AAS
Fenolftaleína solução
Equipamento:
Balança analítica e papel manteiga
Bureta de 50 ml
Béquer de 100 ml
Suporte universal e garra para bureta
Proveta de 50 ml
Erlenmeyer de 125 ml
Agitador magnético e peixinho
Banho de água quente
Almofariz e pistilo
Espátula de metal
PROCEDIMENTO
O passo inicial foi pesar os comprimidos de “aspirina” e anotar os valores da massa. Logo depois os mesmos foram colocados num almofariz e triturados até que obtivessem a forma de um pó fino.
Em seguida, foi pesado cerca de 200 mg de comprimido triturado e anotando a massa com todas as casas da balança e transferido para o erlenmeyer.
Com auxilio de uma proveta foi adicionado 20 ml de água destilada e depois 20 ml de etanol.
A referida solução foi agitada em um banho de água quente (50º C), durante 10 minutos.
Após arrefecer por 5 minutos a solução recebeu 3 gotas de fenolftaleína.
O próximo passo foi preencher a bureta de 50 ml com Hidróxido de Sódio 0,1 M, previamente fatorado. A amostra de aspirina foi titulada até a ocorrência da formação de primeiro tom róseo.
A partir desse passo foram anotados os volumes consumido de NaOH 0,1 M na bureta referentes as quatro amostras tituladas (três de AAs e uma de branco) e efetuando o cálculo para determinação da massa em gramas de AAS na amostra.
Ao final do procedimento obteve-se a massa de AAS presente na amostra pesada e calculou-se a média do teor em 5% de AAS no comprimido de acordo com a fórmula abaixo.
Cálculos
MM AAS= 180g/mol
M=Molaridade
mAAs=MM AAS x M NaOH x Fc NaOH x V NaoH
Teor em % de AAS
Massa pesada de AAS (verificar a % de AAS no comprimido pesado ----------- 100%
M AAS obtida -----------------------------------------------------------
...