Relatório De Embutimento
Trabalho Universitário: Relatório De Embutimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 13jcclaudio • 26/11/2014 • 840 Palavras (4 Páginas) • 1.229 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARO DA VINCI – UNIASSELVI
ENGENHARIA AMBIENTAL
ENSAIO DE EMBUTIMENTO E TESTE DE DUREZA DO ACO 1020
RESISTENCIA DOS MATERIAIS
Indaial – SC
22/09/14
INTRODUÇÃO
O ensaio de embutimento analisa as características do material que será produzido, facilitando seu manuseio no no ensaio metalografico conforme vivenciado no semestre passado. No somente para o devido teste pois o embutimento pode e será utilizado no processo fabril para fabricação de outros produtos como hastes de aperto e outros derivados, considerando que este ensaio será baseado no baquelite material de alta resistência e relativamente barato.
Serão apresentados os resultados obtidos em uma experiência realizada no laboratório tecnológico de Resistência dos Materias – Campus II Timbó – no dia 08 de setembro de 2014.
O aço 1020 (Ferro + 0,18-0,23% de Carbono)será embutido com baquelite em um processo a quente.
OBJETIVO
Este procedimento prescreve os conceitos gerais aplicados na preparação do corpo de prova para análise microscópica, evita que amostras com arestasrasguem a lixa ou o pano de polimento; bem como o abaulamento durante o polimento. Existem dois tipos de embutimento, o a frio e a quente.Nesse ensaio será utilizado o processo a quente com baquelite e aço 1020.
DEFINICOES
Devido ao grande avanço das tecnologias, aprimoramento e qualidade de produtos, faz-se necessário um procedimento eficaz, No embutimento a quente, a amostra a ser analisada é colocada em uma prensa de embutimento com uma resina, sendo que o mais comumente utilizado é a baquelite.
Baquelite: é um polímero de condensação, ou seja, é o resultado da reação de condensação entre dois monômeros, com a eliminação de moléculas de água. Esse polímero foi o primeiro polímero sintético a representar uma mudança significativa na indústria, pois, em 1907, o cientista Leo Hendrik Baekeland conseguiu produzir a baquelite a partir de moléculas simples, que são o fenol (benzenol ou hidroxibenzeno) e o formaldeído (metanal, também conhecido como formol). Foi a primeira tentativa de se obter um produto a partir de moléculas simples (e que não fosse partindo de um polímero natural) que realmente deu certo.Portanto, a baquelite é a variedade mais comum de polifenois. Figura 01 mostra um dos principais usos do baquelite.
A reação de polimerização desse composto pode ser representada da seguinte forma:
Reação de polimerização da baquelite.
Figura: 01
Fonte: mundoeducação(http://www.mundoeducacao.com/quimica/polimero-baquelite.htm)
Aço 1020: (Ferro + 0,18-0,23% de Carbono) são constituídos por mistura de cementita formando a parte da perlita. Quanto menos carbono na composição do aço, maior será a concentração de grãos de ferrita.
Perlita: Formada pela mistura da ferrita e cementita.
Cementita: Conhecido como carboneto de ferro (Fe3C),
Martensita: É uma solução supersaturada de carbono em ferro.
No embutimento a quente, a amostra a ser analisada é colocada em uma prensa de embutimento com uma resina, O ensaio de embutimento tem como objetivo avaliar a estampabilidade do aço em relação ao baquelite. No processo será utilizado uma embutidora a quente com temperatura em torno de 150graus Celsius de acordo com a tabela 01abaixo, por um tempo pré determinado em 15 minutos.
Tabela: 01
Celsius 150
kelvin 423,15
fahrenheit 302
Fonte: convertworld.com
Obs.: em função da capacidade do laboratório ser didático e ser limitado em função da quantidade de alunos foi diminuído o tempo de 30 para 15 minutos e aumentado em 30 graus Celsius passando a 150 graus, sendo que seria anteriormente um tempo maior e temperatura em 120 graus Celsius.
MATERIAIS E MÉTODOS
• MATERIAIS
01 corpo de provacilíndrico de aço 1020
01 porção pré definida do baquelite, figura 02
Prensa
...