Relatório De Fisica
Monografias: Relatório De Fisica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mafloresto • 13/10/2013 • 1.436 Palavras (6 Páginas) • 418 Visualizações
SUMÁRIO
Resumo..................................................................................04
Introdução...............................................................................04
Materiais e Métodos...............................................................05
Resultados..............................................................................12
Conclusão...............................................................................12
RESUMO
O presente relatório refere-se às aulas práticas em laboratório de química, cujo objetivo é o reconhecimento e manuseio dos materiais básicos utilizados durante experimentos. Sobre os instrumentos, descrevem-se as semelhanças e diferenças que permitem o agrupamento, suas indicações de uso prático e a conduta a ser adotada pelo experimentador e seus colaboradores durante o ato, ressaltando a importância da notificação escrita de todo o procedimento e seus entraves, que possibilitará uma possível análise posterior.
INTRODUÇÃO
Foi realizado o reconhecimento e manuseio dos materiais básicos do laboratório de química, permitindo a observação detalhada dos instrumentos que serão utilizados durante as aulas práticas de química geral e inorgânica.
Considerando que os princípios da química originam-se do experimento, e por saber que existe certo risco de acidentes associados ao uso de laboratórios, é imprescindível conhecer a função de cada equipamento a ser utilizado e o procedimento para uso correto dos mesmos.
Os instrumentos utilizados no trabalho de laboratório são feitos dos mais diversos materiais (vidro, cerâmica, metal, entre outros), por isso, além de conhecer suas finalidades, modo de limpeza e armazenamento correto, é preciso considerar suas limitações físicas e químicas.
Anterior ao início dos experimentos, os materiais deverão estar organizados sobre a bancada de trabalho, assim como, ao terminar, deverão ser limpos e guardados em seus respectivos locais.
As aulas práticas realizadas no laboratório de química devem ser detalhadamente analisadas, portanto, cabe a realização de registros, detalhando os acontecimentos com as reações, os resultados obtidos, incluindo os possíveis erros cometidos durante a experimentação, para serem descritos e avaliados de forma crítica nos relatórios posteriores.
MATERIAIS E MÉTODOS
Tubo de ensaio
É usado para efetuar reações com pequenas quantidades de reagentes. Pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen, com cuidado.
Copo de Béquer
Recipiente usado em reações, dissolução de substâncias, aquecimentos de líquidos, etc. Para levá-lo ao fogo, use tripé com a proteção da tela de amianto.
Erlenmeyer
Empregado na dissolução de substâncias, nas reações químicas, no aquecimento de líquidos e nas titulações. Sua capacidade é variável.
Cristalizador
São de vidro, possuem grande superfície que faz com que o solvente evapore com maior rapidez. São empregados na cristalização em geral.
Pipetas
As pipetas são utilizadas para transferências precisas de volumes de líquidos. Existem dois tipos de pipetas: 1) As pipetas graduadas (mais finas) permitem medir volumes variáveis de líquidos. 2) As pipetas volumétricas( com bulbos), não são graduadas e só permitem medir um volume único de líquido.
Proveta
É empregada nas medições aproximadas de volumes de líquidos. Há provetas cuja capacidade varia de 5 mL a 2.000 mL. Nunca deve ser aquecida.
Bureta
Consiste de um tubo cilíndrico graduado e apresenta na parte inferior uma torneira de vidro controladora da vazão. É empregada especificamente nas titulações.
Kitassato
É utilizado para efetuar filtrações a vácuo.
Balão volumétrico
Possui um traço de aferição no gargalo que é longo e é usado no preparo de soluções que precisam ter concentrações definidas. Existem balões cuja capacidade varia de 50 mL a 2.000 mL.
Balão com saída lateral
É mais utilizado para efetuar destilações simples. A saída lateral por onde passa o vapor destilado, é ligada ao condensador. Na parte superior coloca-se uma rolha furada, com termômetro.
Balão de fundo chato
Balão de vidro de volume variável, utilizado em aquecimentos, refluxos, destilação e para a conservação de materiais.
Balão de fundo redondo
É mais usado para o aquecimento de líquidos e reações com desprendimento de gases.
Funil de vidro
Usado em transferências de líquidos e em filtrações de laboratório, isto é na separação das fases de misturas heterogêneas.
Vidro de relógio
Permite
...