Relatório De Física I Lançamento De Um Projétil No Simulador Phet
Por: fatimaqb • 27/6/2023 • Trabalho acadêmico • 835 Palavras (4 Páginas) • 81 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIENCIAS DA NATUREZA DISCIPLINA: FISICA FUNDAMENTAL I
PROFESSOR: IRISMAR GONÇALVES DA PAZ
RELATÓRIO DE FÍSICA I
LABORATÓRIO DO PÊNDULO PHET
Maria de Fátima Soares Silva
TERESINA 2023
LABORATÓRIO DO PÊNDULO PHET
INTRODUÇÃO
O estudo do movimento do pêndulo é de grande importância na física, pois permite compreender conceitos fundamentais, como oscilação, período, frequência e energia. Além disso, o pêndulo é utilizado em diversas aplicações práticas, como relógios, metrônomos e instrumentos científicos. Neste relatório, descreveremos o experimento realizado utilizando o aplicativo PhET, uma ferramenta virtual que simula o movimento do pêndulo, permitindo a observação e análise de seus parâmetros físicos.
OBJETIVO
Apresentar os resultados obtidos a partir do estudo do movimento do pêndulo utilizando o aplicativo PhET. O pêndulo é um sistema físico amplamente conhecido e utilizado para compreender conceitos relacionados à cinemática e à dinâmica. O aplicativo PhET oferece uma simulação interativa que permite explorar as características do movimento pendular e investigar diferentes parâmetros que experimentaram seu comportamento.
MATERIAL UTILIZADO
Para realizar o estudo do movimento do pêndulo, foi utilizado o aplicativo PhET, desenvolvido pela Universidade do Colorado em Boulder. O aplicativo permite ajustar diversos parâmetros do pêndulo, como comprimento da corda, massa do corpo pendular e amplitude inicial, além de fornecer dados em tempo real sobre posição, velocidade e precisão.
PARTE EXPERIMENTAL:
Configuração Inicial
Definimos um comprimento de corda de 1 metro e uma massa de 0,1 kg para o corpo pendular.
Fixamos uma amplitude inicial em 10 graus.
Iniciamos a simulação e observamos o movimento do pêndulo ao longo do tempo. Sem atrito.
[pic 2]
Variação do Comprimento da Corda
Mantendo a massa do corpo pendular e amplitude inicial constante, variamos o comprimento da corda em 0,7 metro e 1,00 metro.
Iniciamos a simulação e observamos o efeito da variação do comprimento na periodicidade do movimento e no período do pêndulo.
[pic 3]
Variação da Amplitude Inicial:
Mantendo o comprimento da corda e a massa do corpo pendular constante, variamos a amplitude inicial em 20 graus e 40 graus.
Iniciamos a simulação e observamos o efeito da variação da amplitude na altura máxima alcançada pelo corpo pendular e no período do pêndulo.
[pic 4]
Variação da Massa do Corpo Pendular
Mantendo o comprimento da corda e a amplitude inicial constantes, variamos a massa do corpo pendular em 1,00 kg e 1,50Kg.
Iniciamos a simulação e observamos como a massa afetada o período do pêndulo e o alcance da amplitude ao longo do tempo.
[pic 5]
Comparação entre energias nos Pêndulos Duplos
Exploramos a opção dos pêndulos duplos no aplicativo PhET.
Comparamos os movimentos desses dois tipos de pêndulos, observando diferenças na periodicidade, na amplitude e na estabilidade dos movimentos com atrito e vimos que os tipos de energia.
Energia pêndulo 1
[pic 6]
Energia Pêndulo 2
[pic 7]
RESULTADOS
Variação do Comprimento da Corda
Observamos que, ao aumentar o comprimento da corda, o período do pêndulo também aumenta. Isso indica que pêndulos com cordas mais longas têm um movimento mais lento em comparação com pêndulos de cordas mais curtas.
...