TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Física I Lançamento De Um Projétil No Simulador Phet

Por:   •  27/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIENCIAS DA NATUREZA DISCIPLINA: FISICA FUNDAMENTAL I

PROFESSOR: IRISMAR GONÇALVES DA PAZ

RELATÓRIO DE FÍSICA I

LABORATÓRIO DO PÊNDULO PHET

Maria de Fátima Soares Silva

TERESINA 2023

LABORATÓRIO DO PÊNDULO PHET

INTRODUÇÃO

O estudo do movimento do pêndulo é de grande importância na física, pois permite compreender conceitos fundamentais, como oscilação, período, frequência e energia. Além disso, o pêndulo é utilizado em diversas aplicações práticas, como relógios, metrônomos e instrumentos científicos. Neste relatório, descreveremos o experimento realizado utilizando o aplicativo PhET, uma ferramenta virtual que simula o movimento do pêndulo, permitindo a observação e análise de seus parâmetros físicos.

OBJETIVO

Apresentar os resultados obtidos a partir do estudo do movimento do pêndulo utilizando o aplicativo PhET. O pêndulo é um sistema físico amplamente conhecido e utilizado para compreender conceitos relacionados à cinemática e à dinâmica. O aplicativo PhET oferece uma simulação interativa que permite explorar as características do movimento pendular e investigar diferentes parâmetros que experimentaram seu comportamento.

MATERIAL UTILIZADO

Para realizar o estudo do movimento do pêndulo, foi utilizado o aplicativo PhET, desenvolvido pela Universidade do Colorado em Boulder. O aplicativo permite ajustar diversos parâmetros do pêndulo, como comprimento da corda, massa do corpo pendular e amplitude inicial, além de fornecer dados em tempo real sobre posição, velocidade e precisão.

PARTE EXPERIMENTAL:

Configuração Inicial

Definimos um comprimento de corda de 1 metro e uma massa de 0,1 kg para o corpo pendular.

Fixamos uma amplitude inicial em 10 graus.

Iniciamos a simulação e observamos o movimento do pêndulo ao longo do tempo. Sem atrito.

[pic 2]

Variação do Comprimento da Corda

Mantendo a massa do corpo pendular e amplitude inicial constante, variamos o comprimento da corda em  0,7 metro e 1,00 metro.

Iniciamos a simulação e observamos o efeito da variação do comprimento na periodicidade do movimento e no período do pêndulo.

[pic 3]

Variação da Amplitude Inicial:

Mantendo o comprimento da corda e a massa do corpo pendular constante, variamos a amplitude inicial em 20 graus e 40 graus.

Iniciamos a simulação e observamos o efeito da variação da amplitude na altura máxima alcançada pelo corpo pendular e no período do pêndulo.

[pic 4]

Variação da Massa do Corpo Pendular

Mantendo o comprimento da corda e a amplitude inicial constantes, variamos a massa do corpo pendular em 1,00 kg e 1,50Kg.

Iniciamos a simulação e observamos como a massa afetada o período do pêndulo e o alcance da amplitude ao longo do tempo.

[pic 5]

Comparação entre energias nos Pêndulos Duplos

Exploramos a opção dos pêndulos duplos no aplicativo PhET.

Comparamos os movimentos desses dois tipos de pêndulos, observando diferenças na periodicidade, na amplitude e na estabilidade dos movimentos com atrito e vimos que os tipos de energia.

Energia pêndulo 1

[pic 6]

Energia Pêndulo 2

[pic 7]

RESULTADOS

Variação do Comprimento da Corda

Observamos que, ao aumentar o comprimento da corda, o período do pêndulo também aumenta. Isso indica que pêndulos com cordas mais longas têm um movimento mais lento em comparação com pêndulos de cordas mais curtas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (587.9 Kb)   docx (661.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com