Relatório De Portas Lógicas
Artigo: Relatório De Portas Lógicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: deyjannysena • 22/11/2013 • 784 Palavras (4 Páginas) • 1.517 Visualizações
Aula Prática Nº01: Portas Lógicas AND e OR com diodos
Resumo _ Este relatório descreve a aula prática Nº01 no laboratório. Onde foram realizadas duas experiências com portas lógicas AND e OR com diodos. Essas experiências tem como objetivo um estudo dos elementos básicos do nosso universo de trabalho, ou seja, estudar como funcionam circuitos de portas lógicas utilizando-se diodos.
I. INTRODUÇÃO
Os circuitos digitais, denominados portas lógicas, podem ser construídos a partir de diodos, transistores e resistores interconectados de modo que a saída do circuito seja o resultado da operação lógica básica realizada sobre as entradas.
A principal diferença entre a álgebra convencional e a booleana, que é usada em circuitos digitas, é que a booleana contem variáveis e constantes que só assumem os valores zero e um. Na álgebra booleana existem apenas três operações básicas: OR, AND e NOT, que são as operações lógicas.
A combinação de portas lógicas nos dá circuitos lógicos combinacionais, projetados pela análise das portas lógicas.
II. O ASPECTO GERAL
Para testar um circuito lógico, que pode ser simples como uma única porta, ou complexo como aqueles formados pela interligação de várias portas, é necessário obter a Tabela da Verdade, de modo a relacionar o comportamento da saída com as entradas aplicadas. Para tanto, é necessário ser capaz de palicar nas entradas cada uma das possíveis combinações de valores que elas podem assumir (uma para cada linha da tabela) e também ser capaz de verificar o valor da resposta. Para verificar o valor das variáveis lógicas de saída, podem ser usados indicadores luminosos como os Diodos Emissores de Luz (LED).
Para facilitar a interconexão entre terminais de saída e terminais de entrada, o circuito a ser testado é montado em uma placa especial do tipo protoboard. Essa placa de montagem é utilizada em conjunto com um Módulo de Treinamento que facilita a realização dos testes, pois fornece uma série de recursos para a aplicação de entradas e para a verificação de saídas.
III. A TEORIA
Portas lógicas ou circuitos lógicos, são dispositivos que operam um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma e somente uma saída, dependente da função implementada no circuito. São geralmente usadas em circuitos eletrônicos, por causa das situações que os sinais deste tipo de circuito podem apresentar: presença de sinal, ou "1"; e ausência de sinal, ou "0". O comportamento das portas lógicas é conhecido pela tabela verdade que apresenta os estados lógicos das entradas e das saídas.
IV. MATERIAIS E MÉTODOS
Porta lógica OR
O primeiro experimento realizado em tratava-se de uma porta lógica OR, segue abaixo material utilizado:
• 01 Kit de Eletrônica KD Padrão
• 02 Diodos (1N4007)
• 01 Resistor de 1 KΩ
• Conjunto de fios de ligação
O esquema do circuito proposto pode ser visto na figura 01:
Figura 1. Porta Lógica 1
Porta lógica AND
O segundo experimento realizado tratava-se de uma porta lógica AND, segue abaixo o material utilizado:
• 01 Kit de Eletrônica KD Padrão
• 02 Diodos (1N4007)
• 01 Resistor de 10 KΩ
• Conjunto de fios de ligação
O esquema do circuito proposto pode ser visto na figura 02:
Figura 2. Porta Lógica 2
V. RESULTADOS
Foi iniciado o estudo experimental das portas lógicas. Foram dados 2 circuitos com portas lógicas com a finalidade de identificar a porta lógica de cada circuito.
...