TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Quimica

Trabalho Escolar: Relatório De Quimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 9

CURSO DE GRADUAÇÃO

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

TURMA A 2º SEMESTRE

Química

PROF:

Outubro / 2013

QUÍMICA GERAL

Engenharia Química-2o Semestre de 2013

Prof.

Data de Apresentação Data para Entrega TURMA

15/10/2013 29/10/2013 Computação

LISTA DE EXERCÍCIOS no. 02

[1] Apresente as definições e identifique na Tabela Periódica fornecida em branco, os seguintes termos:

(a) Tabela Periódica

A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática doselementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades.

(b) Grupos ou Famílias

Em química denomina-se grupo ou família cada coluna vertical da tabela periódica. Os elementos pertencentes ao mesmo grupo apresentam propriedades semelhantes e, em geral, o mesmo número de elétrons no nível mais externo de energia (camada de valência).

(c) Período

Período ou série é cada uma das 7 linhas da tabela periódica, e indica o número de níveis ocupados pelos elétrons.

(d) Blocos

Bloco s da Tabela Periódica é o conjunto de grupos cujos elementos possuem o elétron de mais alta energia no orbital atômico s.

(e) Metais de Transição

Os elementos de transição ou metais de transição são definidos pela IUPAC1 como "Um elemento cujo átomo possui um subnível d incompleto ou que possa vir a formar cátions com um subnível d incompleto" e são representados na tabela pelo bloco d (grupo 3 ao 12).

(f) Metais Alcalinos

Os metais alcalinos são um grupo de elementos químicos da tabela periódica com propriedades similares. O grupo é formado pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K) , rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr).

(g) Calcogêneos

Calcogênio é qualquer elemento químico do grupo da Tabela Periódica 16 (6A). Juntos compõem a série química de mesmas propriedades químicas.

(h) Metais Alcalino-terrosos

Os alcalino-terrosos são os elementos químicos do grupo 2 (2 A) da tabela periódica, formando uma família ou uma série química, e são os seguintes: berílio ( Be ), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e radio (Ra).

(i) Gases Nobres

Um gás nobre (também conhecido por gás raro) é um membro da família dos gases nobres da Tabela Periódica. O termo “gás nobre” vem do fato que, do ponto de vista humano, nobre é aquele que geralmente evita as pessoas comuns.

(j) Halogênios

é o grupo 17 (7A) da periódica dos elementos, formado pelos seguintes elementos: flúor, cloro, bromo, iodo, astato e Ununséptio (este último, radioativo e pouco comum).

(k) Metais Nobres

Metal nobre é um metal resistente à corrosão e oxidação, ao contrário da maior parte dos chamados metais vis, tais como ferro, níquel, chumbo e zinco.

(l) Elementos Terra-raras

As terras raras ou metais de terras raras são, de acordo com a classificação da IUPAC, um grupo relativamente abundante de 17 elementos químicos, dos quais 15 pertencem na tabela periódica dos elementos ao grupo dos lantanídeos (elementos com número atómico entre Z=57 e Z=71, isto é do lantânioao lutécio), aos quais se juntam o escândio (Z=21) e o ítrio (Z=39), elementos que ocorrem nos mesmosminérios e apresentam propriedade físico-químicas semelhantes.

(m) Lantanídeos

Os lantanídeos ou lantanoides (nomenclatura IUPAC)1 são um grupo de elementos químicos que formam parte do período 6 da tabela periódica. Estes elementos são chamados terras raras porque se encontram na forma de óxidos , e também, junto com os actinídeos, constituem os elementos de transição interna.

(n) Actinídeos

Os actinídeos ou actinoides (nomenclatura IUPAC)1 são um grupo de elementos que formam parte do período 7 da tabela periódica. Estes elementos, junto com os lantanídeos, são chamados de metais de transição interna. O nome é proveniente do elemento químico actínio, que incluído neste grupo, constituem um total de 15 elementos, desde o número atômico89 (actínio) até o 103 (laurêncio).

[2] (a) Demonstre como ocorre a variação do raio atômico dentro da Tabela Periódica e justifique, de maneira detalhada, seu comportamento.

(b) Defina raio atômico.

O raio atômico é a distância do núcleo à ultima camada eletrônica. Ao contrário do que se poderia pensar, o raio atômico não depende apenas do peso do átomo e/ou da quantidade de elétrons presentes na eletrosfera. É também fortemente afetado pela eletronegatividade de cada elemento.

(c) Qual elemento deverá ter o maior raio atômico? Qual elemento deverá ter o menor raio atômico? Identifique-os na Tabela Periódica.

Maior Raio Atômico - Césio, Cs.

Menor Raio Atômico – Potássio, K.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com