Relatório De Titulação
Pesquisas Acadêmicas: Relatório De Titulação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Josiane2015 • 13/3/2015 • 2.251 Palavras (10 Páginas) • 234 Visualizações
SUMÁRIO
1 Introdução.......................................................................................................02
2 Objetivos.........................................................................................................04
3 Procedimento Experimental............................................................................05
4 Resultados......................................................................................................08
5 Conclusão.......................................................................................................11
6 Referência.......................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
O comportamento das soluções geralmente depende não só da natureza dos solutos, mas também de suas concentrações. O termo concentração é usado para designar a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente ou solução. Assim quanto maior a quantidade de soluto dissolvido em certa quantia de solvente, mais concentrada a solução resultante.
Para determinar essa concentração, geralmente realiza-se uma titulação, que envolve combinar uma amostra de solução com uma solução reagente de concentração conhecida, chamada solução padrão.
A titulação é uma técnica comum de laboratório em análise química, usado para determinar a concentração de um reagente conhecido. O método consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida (solução padrão). A espécie química com concentração definida recebe o nome de titulante, já a solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado. Essa técnica normalmente é realizada com o auxilio de algum indicador que evidencie o final da reação (ponto final de titulação). Um exemplo comum disso é a mudança na cor da solução no caso de reações envolvendo ácidos e bases. Numa titulação ideal, o ponto final visível coincide com o ponto final estequiométrico. Na prática, ocorre uma diferença muito pequena, que representa o erro da titulação.
Para uma titulação precisa, é necessário que a reação satisfaça condições como: A substância a ser determinada deverá reagir completamente com o reagente em proporções estequiométricas, a reação deve ser praticamente instantânea ou proceder com grande velocidade, deve haver alguma alteração na propriedade física ou química da solução no ponto final estequiométrico e também deve haver um indicador que, por suas mudanças de propriedades físicas (cor ou formação de precipitado), defina nitidamente o ponto final da reação.
Os métodos volumétricos de titulação são de alta precisão, para que sejam bem executados devem obedecer às seguintes exigências: Utilização de recipientes de medida calibrados, de substâncias de pureza conhecida para preparação de soluções padrões e de um indicador visual ou um método instrumental para se detectar o ponto final da reação.
Essa técnica denominada titulação será a principal ferramenta utilizada nessa atividade para determinar a concentração de um determinado reagente através de uma solução de volume e concentração conhecidos.
2 OBJETIVO
Preparar solução de hidróxido de sódio (NaOH), ácido clorídrico (HCl), ambos com concentração 0,1M, e padroniza-las utilizando o método de titulação.
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Preparo de soluções:
Materiais utilizados:
Proveta volumétrica de 500 ml;
Pipeta graduada de 10 ml;
Pisseta;
Balança de precisão;
Pera;
Espátula;
NaOH PA;
HCl com concentração de 37%;
Funil;
Beker de 500 ml;
Conta gotas;
Reagentes utilizados:
Água destilada;
HCl com concentração de 37%;
NaOH PA;
3.1 Solução de HCl
Inicialmente, preparou-se uma solução de 500 mL de HCl 37%. Inicialmente, calculou-se o volume necessário de soluto para preparar a solução. Na capela pipetou-se 4,18mL do ácido em um béquer de 500 mL, já contendo aproximadamente 50 mL de água destilada, para que não ocorra uma reação endotérmica, causando a efervescência, e o espirramento d a solução. Em seguida, foi adicionou-se 300 mL de água e a solução foi transferida para o balão volumétrico de 500 mL. Adicionou-se água ao balão até que o volume atingisse o menisco. Homogeneizou-se a solução, e em seguida transferiu-a para um frasco com as mesmas identificações.
3.2 Solução de NaOH
Logo após, calculou-se a massa necessária para preparar 500 mL de uma solução de NaOH a 0,1 mol/L.Assim utilizou-se uma espátula e um beker para pesar a massa de 2g de NaOH em um béquer de 500 mL, adicionou-se aproximadamente 300mL de água destilada, sendo assim dissolvido com o auxilio de um bastão de vidro. Esperou-se a solução atingir a temperatura ambiente, com cuidado esta foi transferida para o balão volumétrico de 500 mL. Adicionou-se o solvente até que o volume da solução atingisse o menisco. Homogeneizou-se a solução, e em seguida transferiu-a para um frasco com identificação, de concentração, data, e o responsável.
Titulação das
...