Relatório De física
Dissertações: Relatório De física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julisgil1 • 12/9/2014 • 1.661 Palavras (7 Páginas) • 282 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA.
CURSO INTEGRADO DE QUÍMICA
DOCENTE: VICTOR MANCIR
EQUIPE TÉCNICA: JOSÉ FERREIRA, JOSÉ RAIMUNDO, JULIANA GIL, MATHEUS NONATO E MARINA MENDES
TURMA 8822 – G2
CONSTRUÇÃO DE UM TERMÔMETRO
SALVADOR/BA
2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA.
CURSO INTEGRADO DE QUÍMICA
Relatório sobre a prática de construção de um termômetro referente à disciplina de Física prática do Curso Integrado de Química no 2° ano do ensino técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Bahia (Campus Salvador), sob a orientação do professor Victor Mancir.
SALVADOR/BA
2014
SUMÁRIO
Página
INTRODUÇÃO.................................................................................04
OBJETIVO.......................................................................................05
PARTE EXPERIMENTAL................................................................06
MATERIAIS E REAGENTES...........................................................06
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS...........................................06
RESULTADOS E DISCUSSÕES....................................................08
CONCLUSÃO..................................................................................12
REFERÊNCIAS...............................................................................13
Introdução
A temperatura é basicamente uma grandeza física que mede a energia cinética média do grau de liberdade de cada uma das partículas em um sistema em equilíbrio, sendo elas íons, moléculas ou átomos tendo relação com o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) de um determinado corpo. Ela é medida de forma indireta que tem como padrão adotado pelo Sistema Internacional (SI) o ponto tríplice da água ao qual se atribui a temperatura de 273,16 Kelvin.
Existem vários métodos para se medir a temperatura já que inúmeras grandezas físicas variam com a mesma. Dentre esses métodos existem o termômetro bimetálico, o termômetro a gás, o de infravermelho, o de máxima e mínima e o mais comum que utiliza de um termômetro de vidro contendo certo líquido com propriedades termométricas, ou seja, propriedade que varia com a temperatura.
O termômetro surgiu no século XVI, mais precisamente no ano de 1592. Foi inventado pelo físico e astrônomo italiano Galileu Galilei que usou um tubo invertido, com água e ar, no qual a elevação da pressão exterior fazia com que o ar dilatasse e, em consequência, elevava o nível da água dentro do tubo.
Dentre os termômetros de vidro, os mais comuns são os de mercúrio ou de álcool colorido que contém uma dilatação uniforme mantendo uma relação linear entre a altura da coluna líquida e a temperatura.
Esse tipo de termômetro funciona com um auxílio de um tubo ligado a um bulbo, nesse bulbo contém uma determinada quantidade do líquido que se expande de acordo com o aumento da temperatura, essa temperatura é medida conforme a altura do líquido aumenta ou diminui. Quanto maior a temperatura maior a altura do líquido e quanto menor a temperatura menor será a altura.
Para aferir uma temperatura, primeiro deve-se verificar características dos corpos que mudam em exposição térmica. Estabelecendo os seus pontos fixos, atribuindo valores e dividindo em partes iguais o intervalo entre os mesmos, calibrando assim um termômetro e podendo criar uma escala termométrica que possui valores atribuídos de um mesmo corpo em diferentes temperaturas.
A escala termométrica mais utilizada do mundo é a Celsius (ºC) e tem como padrão a água com ponto de fusão de 0ºC e de ebulição de 100ºC, além dessa escala existem também outras que são a Kelvin (K), Réaumur (ºRé) e Fahrenheit (ºF).
Objetivos
Esta prática tem como objetivos pré-estabelecidos: construir um termômetro de álcool, realizar a calibragem do termômetro, criar uma nova escala termométrica e experimentação de diferentes materiais na confecção de termômetros experimentais.
Parte experimental
Materiais e reagentes
Tabela 1: Relação de materiais utilizados na prática
Materiais Quantidade
Garra 1
Suporte universal 1
Rolha 1
Termômetro de mercúrio 1
Tripé 1
Papel absorvente 1
Régua 1
Tabela 2: Relação de vidrarias utilizadas na prática
Vidrarias Quantidade
Béquer 1
Tubo estreito 1
Tubo de ensaio 1
Tabela 3: Relação de reagentes utilizados
Reagentes
Álcool etílico colorido
Gelo
Procedimento experimental
Introduziu-se no furo da rolha, o tubo longo
...