Relatório Do Estagio Curricular Obrigatório 2 Educação Infantil
Trabalho Universitário: Relatório Do Estagio Curricular Obrigatório 2 Educação Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 27/10/2014 • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 775 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Qual criança que não gosta de brincar com água, seja na piscina, no mar, no rio ou mesmo brincando no quintal, tomando banho de mangueira ou na hora do banho, levando brinquedos para brincar de baixo do chuveiro. Mas aí é que está o problema, a água não é brinquedo e não pode ser desperdiçada.
O Brasil possui grandes reservas de água doce que são as bacias Amazônicas e do Pantanal, e por isso muitas vezes tem provocando uma falsa impressão de que o recurso é inesgotável. O Brasil está entre os países que mais desperdiçam água no mundo. Infelizmente, tem muita gente que lava as calçadas com mangueiras que não possuem controle de saída de água, isso sem contar os banhos demorados. Para termos noção como isso é sério, um banho de 15 minutos com chuveiro elétrico ligado consome em média 45 litros de água.
Temos que tomar uma providencia porque os próximos 50 anos serão decisivos, pois as projeções apontam que nesse prazo a metade da população mundial sofrerá com a falta de água, caso nada seja feito. Por isso, nós como educadores temos que conscientizar, e ensinar as nossas crianças a importância de não desperdiçarmos este bem tão precioso que é água.
Pesquisas mostram que em poucas décadas as reservas de água-doce do planeta não serão suficientes para suprir as necessidades da raça humana, caso os níveis de consumo não sejam controlados desde já (INMETRO, 2007).
Conforme afirma Branco (2003, p. 87):
A água é um bem natural por representar um elemento da natureza indispensável à vida de todos os seres aquáticos ou terrestres. Além de constituir o ambiente natural dos organismos marinhos e de água doce, a água compõe parte significativa das células de todos os seres vivos e participa de todos os processos de transportes de alimentos no interior dos organismos, bem como da formação do sangue, das seivas e de outros componentes líquidos dos animais e vegetais. Em relação às aves e aos mamíferos, desempenha ainda, papel importante na manutenção de sua temperatura.
2. JUSTIFICATIVA
O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma compreensão sobre o assunto tratado. Porque o problema não está somente no desperdício, mas na falta de cuidado com rios, mares e lagoas, com a contaminação das águas ao poluírem, jogando lixos e esgotos.
Temos que mostrar a importância da água na vida de todos os seres vivos do planeta e a diminuição da mesma a cada dia, devido à falta de conscientização da grande maioria da população, sendo, portanto este o motivo de ser escolhido este tema.
Sendo assim as crianças devem aprender, deste cedo a importância da preservação desse recurso natural indispensável à vida.
Como educadores mostraremos ao aluno a importância da água para homem, para os animais e para todo planeta, e através da seqüência das atividades propostas iremos trabalhar o consumo consciente. “Quando em nossas casas abrimos a torneira e a água aparece jorrando, costumamos cometer o erro de pensar que ela sempre estará ali, que é um recurso natural renovável, mas finito, e a cada dia que passa vem se tornando mais escassa” (DIDONET, 1997, p. 11).
3. OBJETIVOS
• Ajudar os alunos a se conscientizarem na importância da água para nossas vidas e para todo o planeta, e mostrá-los que é possível o homem usar este recursos natural com cuidado e com sabedoria para que não venha faltar.
• Levá-los a perceber a interferência negativa e positiva que o homem pode exercer na natureza.
Como exemplo de interferências negativas: corte de árvores, poluição de rios e matança de animais. Como interferências positivas: plantio de árvores, não jogar lixos nas ruas ou nos rios, cuidado com os animais, etc.
• Mostrá-los que podemos escovar os dentes, tomar banho e fazer outras atividades que dependem da água, usando sem desperdiçar para que não venha faltar.
4. METODOLOGIA
Crianças adoram ouvir história e cantarem, por isso as professoras deverão ensiná-los músicas que falem sobre a água, contar histórias infantis que falem do assunto, como por exemplo, o livro (“O último pingo de água na terra”) assim eles entenderão melhor o que queremos ensiná-los.
Os alunos ajudarão a professora a encontrar figuras e imagens de revista, para fazerem recortes e confeccionarem cartazes sobre a importância da água e a importância de não desperdiçarem.
Irão levar as crianças a pensarem em todas as atividades que a mamãe e o papai fazem em casa e que precisam usar a água, deixando eles livres para falarem. Levarão as crianças para o pátio e mostrarão para elas uma plantinha em um vaso que há muito tempo não é molhada e depois mostrará outra planta verdinha, bonita e bem cuidada, para que elas entendam a importância da água e do cuidado com a natureza. Explicar para elas que 70% do nosso corpo também têm água e que precisamos beber bastante água para o nosso organismo funcionar bem. Desenhar em uma cartolina colocada ao chão o contorno do corpinho de um coleguinha e juntos pintarem somente 70% do corpo para que eles identifiquem a quantidade de água no organismo.
5. AVALIAÇÃO
Verifique se a turma compreendeu que certas atividades do dia-dia se não forem realizadas com cuidado, provocam o desperdício da água e que essa perda deve ser evitada. Poderá fazer a verificação observando as falas de cada criança ao longo das conversas sobre o tema, analisando o material produzido na última aula e até mesmo acompanhando possíveis mudanças no comportamento dos pequenos em relação ao consumo de água, como fechar a torneira ao escovar os dentes, não deixar a água correr à toa ao lavar as mãos e corrigir uns aos outros caso presenciem algum tipo de desperdício.
6. CONCLUSÃO
O trabalho foi realizado para que através dele, possamos ensinar as nossas crianças a cuidarem de um bem tão precioso que é a água, para que eles venham crescer sabendo da importância do não desperdício.
Que através de atitudes tão simples como não deixar uma torneira aberta enquanto se escova o dente, poderá estar contribuindo para a natureza.
7. REFERÊNCIAS
BRANCO, Samuel Murgel. Água: origem, uso e preservação. 2 ed. São Paulo: Moderna,
2003.
DIDONET, Marcos. Águas: goles de pura informação. Livro 3. Rio de Janeiro: Cima, 1997
PETRELLA, Ricardo. O manifesto da água: argumentos para um contrato mundial: Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
...