Relatório Dureza Rockwell
Exames: Relatório Dureza Rockwell. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 080794 • 27/10/2014 • 485 Palavras (2 Páginas) • 478 Visualizações
Ensaio de Dureza Vickers
Os ensaios de dureza Vickers são realizados em vários tipos de materiais.
Esse ensaio de dureza foi introduzido em 1925 por Smith e Sandland e foi batizado com o nome Vickers porque a companhia Vickers-Armstrong Ltda foi a responsável pela fabricação das máquinas mais conhecidas por operar com esse tipo de dureza.
A espécie de penetrador utilizado nesse tipo de ensaio é uma pirâmide de base quadrada, com ângulo de 136⁰ entre as faces opostas. Com esse ângulo, pode-se produzir valores de impressã0 semelhantes aos da dureza Brinell. O penetrador é de diamante, sendo portanto praticamente indeformável.
A forma da impressão é losango regular. Com um microscópio óptico faz-se a leitura das medidas de suas diagonais, tirando-se uma média L.
Ensaio de Dureza Brinell
O ensaio de dureza Brinell é realizado mais constantemente em corpos de alumínio, latão e aço recozido. As cargas são aplicadas utilizando-se de um penetrador de aço temperado em forma esférica.
Esse tipo de ensaio de dureza por penetração por proposto por J. A. Brinell em 1900, sendo o tipo de ensaio mais usado na Engenharia até os dias atuais.
O ensaio consiste em comprimir lentamente o penetrador esférico de diâmetro D por meio da aplicação de uma carga Q sobre uma superfície plana e polida durante um determinado espaço de tempo. Essa compressão provocará uma impressão permanente no metal com o formato de uma calota esférica de diâmetro D, que é medido por um microscópio óptico. O valor do diâmetro D deve ser a média de duas leituras, uma perpendicular à outra.
Ensaio de Dureza Rockwell
O ensaio de dureza Rockwell é geralmente realizado em corpos de prova de aço temperado. Este tipo de ensaio de dureza foi introduzido em 1922 por Rockwell, motivo pelo qual leva o nome. Este ensaio oferece algumas vantagens bastante significativas sobre os demais, o que o faz um tipo de ensaio de extenso uso internacional.
A dureza Rockwell elimina o tempo necessário para a medição de qualquer dimensão causada pela impressão, pois o valor da dureza do material é lido diretamente na máquina de ensaio, sendo portanto um ensaio mais rápido e menos sujeito a erros humanos. Além disso, utilizando-se penetradores pequenos, muitas vezes não danificamos a peça a ser usada como corpo de prova.
O ensaio é baseada na profundidade de penetração. Além da aplicação da carga total sobre o penetrados, existe uma carga menos, a pré-carga, que é aplicafa com o objetivo de eliminar os efeitos da deformação elástica do material.
O valor da dureza Rockwell (HR), ao contrário dos valores obtidos nos demais ensaios, é adimensional.
A máquina de ensaio Rockwell possui no seu visor de leitura das escalas maiores na extremidade, que são utilizadas para leitura dos resultados obtidos no ensaio. A escala preta, utilizada quando o ensaio for realizado com penetrador de diamante cone 120⁰ (para escala A e C). A escala vermelha, utilizada quando o ensaio for realizado com penetrador de esferas de aço temperado (para escala B).
...