Relatório Física
Exames: Relatório Física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnaS2 • 1/5/2014 • 389 Palavras (2 Páginas) • 276 Visualizações
RESUMO
Realizando um ensaio no laboratório com um declinador a 10° graus, constatamos que após um determinado tempo a aceleração da gravidade se iguala a resistência do fluido e a velocidade passa a ser constante.
OBJETIVO
Comprovar que a velocidade se torna constante a partir de um determinado momento em que a aceleração da gravidade se iguala a resistência do fluido. Usando para isso um declinador com tubo escalonado, uma esfera metálica em meio a um líquido viscoso e um cronômetro digital.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Constatar em meio a cálculos matemáticos(média, desvio padrão e erro médio) junto com um declinador, que a velocidade se torna constante a partir do momento que a aceleração da gravidade se iguala a resistência do fluido.
Fórmula da Velocidade (V)
V=∆S/∆Tonde S=espaço (mm), T=tempo (s) e ∆=variação.
Tempo Médio é a soma dos tempos obtidos divididos pelo número(n) de medições.
Velocidade Média é a soma das velocidades obtidas divididas pelo número(n) de medições.
Desvio Padrão (σp) = √∑ (xi – Média)2/ (n– 1) Onde ∑=Soma e xié a medida obtida.
PARTE EXPERIMENTAL
Utilizamos os seguintes equipamentos:
• Declinador
• Tubo escalonado com líquido viscoso e uma esfera metálica
• Cronômetro e imã
Com o declinador sobre a bancada, uma pessoa retém a esfera metálica com o imã na extremidade do tubo. Outra pessoa com o cronômetro em mãos fica de frente ao tubo e observa quando a esfera é liberada e passa pela marca “zero”, nesse momento inicia-se a contagem do tempoe a cada 50 mm é anotado o tempo desse percurso, até o final do tubo. Esse procedimento é realizado três vezes, por pessoas distintas, para que posteriormente, seja feita uma média desses tempos e velocidades. Depois de encontrarmos essas médias, usamos o cálculo do Desvio Padrão para obter o Erro Médio e aproximar-se de um valor mais exato.
...