Relatório Preparação De Pomada De Arnica
Casos: Relatório Preparação De Pomada De Arnica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jualca • 3/10/2014 • 778 Palavras (4 Páginas) • 2.742 Visualizações
PARTE 1: PREPARAÇÃO DE POMADA DE ARNICA
Introdução
A arnica possui diversas propriedades medicinais e, consequentemente, muitos e variados usos terapêuticos. Os mais conhecidos são os efeitos cicatrizantes em lesões superficiais, bem como, efeitos anti-inflamatórios, combate hemorragias e em caso de febre é utilizada como um antipirético natural.
Com propriedades analgésicas (alivia dores) e anti-inflamatórias combinadas, a arnica é amplamente usada para tratar contusões, distensões musculares, roturas de ligamentos, clarear e desfazer edemas e hematomas, entorses, cicatrização de ferimentos e furúnculos, reumatismos, traumatismos e outras lesões desportivas.
As pomadas são preparações farmacêuticas de consistência cremosa, destinadas ao uso externo. Recomenda-se massagear a área afetada.
Materiais utilizados: Extrato de Arnica, vaselina sólida, álcool, béquer, balão volumétrico, bastão de vidro, espátula de alumínio, proveta, filtro, pipeta de plástico, algodão e balança analítica.
Método e resultados
Inicialmente pesou-se 1,5 g de Arnica. Adicionou-se em um balão volumétrico com 10 ml de álcool. Colocou-se na mesa agitadora por cerca de 1 hora até obter-se a tintura com maior concentração de extrato possível.
Com o auxilio de uma pipeta de plástico retirou-se da tintura obtida 1,5 ml de extrato de arnica e transferiu-a para um béquer.
Completou-se com vaselina sólida até obter a massa final de 30g.
Homogeneizou-se.
Dados e conversões
Extrato de Arnica 5% = 1,5 ml
Vaselina líquida q.s.
Vaselina Sólida q.s.p. 30 g
Conclusão
Obteve-se uma pomada em que o excipiente utilizado é a vaselina sólida dando a ela textura mais incorporada e com função de emoliente e a arnica, neste caso, de anti-inflamatório.
PARTE 2: PREPARAÇÃO DE POMADA PARA CALOSIDADE
Introdução
Os calos se formam devido à pressão ou fricção permanente causada, por exemplo, por calçados apertados, que provocam o espessamento da camada córnea (a camada mais externa da epiderme). Em alguns casos forma-se um caroço que atinge as camadas mais profundas da pele; quando isto acontece causa dor.
Os medicamentos usados para a eliminação de calos são chamados de queratolíticos, podendo ser usadas pomadas com ácido salicílico em concentrações superiores a 2%.
Materiais utilizados: Ácido salicílico, vaselina sólida, béquer, bastão de vidro, espátula de alumínio e balança analítica.
Método e resultados
Pesou-se 0,9 g de ácido salicílico e transferiu-o para um béquer. Em seguida, adiciono-se vaselina sólida até obter uma massa final de 30 g. Homogeneizou-se.
Dados e conversões
Ácido Salicílico 3% = 0,9 g
Vaselina sólida q.s.p. 30 g
Conclusão
Obteve-se uma pomada em que a vaselina sólida é excipiente tem a função de emoliente e o ácido salicílico atua nessa concentração como queratolítico.
PARTE 3: PREPARAÇÃO DE SOLUÇÃO OLEOSA PARA DORES MUSCULARES
Introdução
São utilizadas soluções oleosas em massagens relaxantes e também em massagens para alivio de dores musculares. Nestas soluções estão presentes os óleos essenciais que são extraídos exclusivamente de plantas aromáticas em que a proporção de óleos essenciais nos produtos varia de 0,03% (Agente de inibição de odor) e 5% do produto (caso de pomadas anti-inflamatórias).
Materiais utilizados: Mentol, Cânfora, Salicilato de metila, BHT, Óleo de Amêndoas doces, óleo mineral, béquer, bastão de vidro, espátula de alumínio, pipeta de plástico, proveta e balança analítica.
Método e resultados
Inicialmente no béquer 1 adicionou-se 15 ml de óleo mineral mais 0,025 g de BHT. Levou-se ao fogo até completa solubilização. Reservou-se até o seu completo resfriamento.
Pesou-se 0,25 g de
...