Relatório Seminário Liderança
Exames: Relatório Seminário Liderança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: chioliveira • 20/9/2014 • 7.466 Palavras (30 Páginas) • 401 Visualizações
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
Organização Industrial
Professor Nelson Rampim Filho
Liderança
Processos de Produção - Turma 2
Lilian Aparecida Pedroso ON 091368
Maiara de Oliveira ON 091370
Tâmara Sola Ruiz ON 101511
Weslley Ricardo Maia Mota Lima ON 082399
SUMÁRIO
1.0 - INTRODUÇÃO (10 Linhas)
2.0 - DESENVOLVIMENTO (10 Páginas)
2.1 - Breve Histórico
2.2 ...
3.0 - CONSIDERAÇÕES FINAIS (10 Linhas)
4.0 - BIBLIOGRAFIA
Falta numerar as páginas e completar o sumário com os títulos e subtítulos
1.0 – INTRODUÇÃO
Liderança é um dos temas mais antigos da civilização humana, e sempre foi de relevante importância para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da humanidade no decorrer da história.
Atualmente o espírito de liderança é estudado por muitas pessoas e é difícil definir qual a melhor forma de aplicar a liderança perante um grupo de pessoas.
Um líder deve ser mais que um superior, ele deve possuir técnicas, sabedoria e conhecimento para desenvolver as pessoas que estão sendo por ele conduzidas, criando ao seu redor um ambiente de comunicação, criatividade e trabalho em equipe, além de manter sua equipe motivada e comprometer-se com os resultados assim obtidos.
2.0 - DESENVOLVIMENTO
2.1- Conceitos Históricos de Liderança
“É mais necessário estudar homens do que livros”, disse um célebre escritor francês François, Duque de La Rochefoucauld*1 há cerca de 300 anos. Sendo assim foi sempre evidente como cientistas e pesquisadores se intrigam sobre tudo que diz respeito ao comportamento humano. Logicamente não fica de fora da lista destes pesquisadores o fenômeno chamado liderança. John k. Clemens e Douglas f. Mayer afirmam logo na introdução de seu livro: “Liderança um toque de classe” em 1989 que “não é surpreendente que livros que falam da vida de grandes líderes sejam tão bem vendidos em todo o mundo, afinal oferecem ricas perspectivas”.
Problemas centrais da liderança como motivação, comunicação e sensibilidade nos últimos 3000 anos mudaram pouco. Tais problemas foram enfrentados por Alexandre, o Grande*2 quando construiu seu império e por Napoleão Bonaparte*3 que almejava conquistar novas terras.
“A preocupação com a liderança é tão antiga como a história escrita. A República*4 de Platão constitui um bom exemplo dessas preocupações inicias ao falar da adequada educação e treinamentos dos líderes políticos. Onde existia aristocracia hereditária, cada homem é potencialmente um líder e a sociedade tem que conseguir ainda identificar e treinar adequadamente aquele homem que será capaz de conduzir suas instituições” (Feidler*5, 1967, p. 3).
Liderança é um conceito escorregadio e ilusório que deixa os cientistas sociais sem argumentos. E embora o termo liderança venha sendo usado há aproximadamente duzentos anos, na língua inglesa, sendo traduzida para o português no ano de1900 originando-se do inglês “Leader”, Stogdill, (1974) acredita que ele tenha aparecido por volta do ano 1.300 da era cristã. Como afirma Feidler.
Como inúmeras interpretações surgem a cada dia é válido lembrar que as diferenças entre interpretações não são necessariamente discórdias entre autores ou simplesmente divergência de opiniões, mas são de certa forma, enfoques complementares uns aos outros. É o conjunto de todos eles, que oferece uma visão mais completa sobre o assunto.
*1 François, Duque de La Rochefoucauld: Moralista Francês (Paris, 15 de setembro de 1613 – Paris, 17 de março de 1680).
*2 Alexandre, o Grande: O mais célebre conquistador do mundo antigo (20 de julho de 356 a.C. - 10 de junho de 323 a.C.).
*3 Napoleão Bonaparte: Líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa (15 de agosto de 1769 — Santa Helena, 5 de maio de 1821).
*4 A República de Platão: (A República (em grego: Politeía) é um diálogo socrático escrito por Platão, filósofo grego, no século IV a.C.. Todo o diálogo é narrado, em primeira pessoa, por Sócrates. O tema central da obra é a justiça.)
*5 Fred Edward Fiedler: nascido em 1922 foi um dos principais pesquisadores em psicologia industrial e organizacional do século 20. Ele era psicólogo empresarial e de gestão na Universidade de Washington. Ele ajudou a este movimento campo da pesquisa sobre traços e características pessoais dos líderes, a liderança estilos e comportamentos. Em 1967 ele introduziu o modelo de contingência de liderança, com o agora famoso modelo de contingência Fiedler.
2.2 - Alguns líderes que marcaram a humanidade
Desde que o mundo é mundo sempre há alguém que é seguido ou admirado a ponto de sua liderança levar à construção de nações e impérios, provocar revoluções políticas ou conduzir movimentos sociais transformadores. A religião é um bom exemplo desse fenômeno. Dela saíram os mais populares líderes do planeta, como Jesus de Nazaré, Maomé, Buda e Moisés. Esses quatro homens, que viveram e morreram há séculos, têm
...