Relatório de Estágio
Por: Lip6E10 • 5/4/2021 • Relatório de pesquisa • 1.924 Palavras (8 Páginas) • 142 Visualizações
ANEXO X
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA
CAMPUS PORTO VELHO CALAMA
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
Felipe Aciole do Carmo
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Porto Velho/RO
2017
FELIPE ACIOLE DO CARMO
Relatório Final de Estágio
Relatório de Estágio Supervisionado do Curso Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Porto Velho Calama, sob a orientação do(s) (as) Professor (a) Ligia Silvéria. O Estágio foi realizado Na Instituição SUGESP e teve duração de 200 horas.
Porto Velho/RO
2017
INSTITUTO FEDERAL DE RÔNDONIA
CAMPUS PORTO VELHO
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
FELIPE ACIOLE DO CARMO
Relatório de Estágio Curricular Supervisionado submetido como requisito parcial para obtenção do título Técnico em Eletrotécnica, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Porto Velho.
Aprovado em ___/___/______.
_________________________
Aluno
_________________________
Professor Orientador (a)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 HISTÓRICO DA EMPRESA 5
3 TAREFAS REALIZADAS 5
3.1 VISTORIAS DO NÍVEL DE ÓLEO DO GRUPO GERADOR 6
3.2 TROCAS DE REATORES 6
3.2.1 verificação do problema 6
3.2.2 Remoção das lâmpadas 7
3.2.3 Desligamento do interruptor 7
3.2.4 Retirada do reator queimado 7
3.2.5 Instalação do novo reator 7
3.2.6 Instalação de novas lâmpadas 8
3.3 INSPEÇÕES DE LÂMPADAS DO COMPLEXO 8
3.4 LOCAÇÕES DE FILTRO DE LINHA 9
3.5 INSTALAÇÕES DE TOMADAS 10
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
5 REFERÊNCIAS 12
- INTRODUÇÃO
O relatório final de estágio tem por objetivo descrever as experiências adquiridas no decorrer das realizações de atividades do estágio, no órgão do governo SUGESP Gestão de Gastos Públicos Administrativos - Governo do Estado de Rondônia, durante o período de maio a julho de 2017, no departamento de manutenção elétrica. Relatar-se- á através deste, como este estudo proporcionou uma relação entre os conhecimentos no qual se busca a integração da teoria e prática, de modo simultâneo.
O estágio possibilita ao aluno/ estagiário, no decorrer do estágio conviver não só com a parte técnica do curso como também adquirir experiências de como se portar de forma adequada dentro do mercado de trabalho.
- HISTÓRICO DA EMPRESA
Responsável pela gestão orçamentária e financeira de pelo menos 16 órgãos do governo de Rondônia (listagem no fim do texto) a SUGESPE – Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais do Estado, foi criada através da Lei Complementar nº706/2013, DOE de 10/04/2013.
O planejamento, a coordenação e a execução dos processos de aquisição de bens e serviços inerentes à operação do sistema de infraestrutura do Palácio Rio Madeira, assim como gerir o fornecimento dos serviços essenciais de água, energia, telefonia e Internet, são de competência da SUGESPE, de acordo com a Lei Complementar nº 706/2013, precisamente em seu art. 5º, incisos IX e X. Atualmente 2.500 servidores trabalham no local.
- TAREFAS REALIZADAS
- Vistoria do nível de óleo do tanque dos geradores;
- Inspeção de todas as lâmpadas do complexo;
- Trocas de reatores;
- Troca de disjuntores;
- Instalações de tomadas em mesas;
- Locação de filtros de linha;
- Trocas de lâmpadas incandescentes e fluorescentes;
- Vistoria do nível de óleo do tanque do grupo gerador
Começa-se com uma vistoria do nível de óleo do grupo gerador do complexo, que geralmente é feita semanalmente para que não se tenha surpresa de um problema no gerador que venha causar desligamento no prédio prejudicando assim um dia de trabalho. As manutenções periódicas nos grupos geradores garantem operacionalidade em condições apropriadas. O bom funcionamento proporciona melhor desempenho de energia e está diretamente relacionado aos cuidados já pré-recomendados pelos fabricantes. Esses procedimentos contribuem para prevenir falhas e aumentar a vida útil do equipamento
[pic 2]
Figura 1 Gerador Elétrico Fonte: www.sotofilhos.com.br
3.2. Troca de Reatores (Luminárias para lâmpadas fluorescentes)
O reator é usado para criar a voltagem e corrente necessária para ligar e iluminar a lâmpada fluorescente. Com tempo, o reator precisa ser substituído. As luminárias de lâmpadas fluorescentes do prédio todas são constituídas de quatro lâmpadas, soquetes, reatores e fiação interna.
- Verifica-se primeiro se o problema está no reator:
Primeiro testa-se novas lâmpadas ou com as que ainda estão em bom estado. Normalmente as lâmpadas estão queimadas, mas se todas estiverem dessa forma certamente o problema não está nas lâmpadas. Se as trocas das lâmpadas não fizerem efeito e não foram encontrados nenhum problema nos soquetes, provavelmente o responsável é o reator.
...