Relatório sobre o Ocean Watch (NOAA)
Por: Paulo Lima • 5/8/2015 • Relatório de pesquisa • 823 Palavras (4 Páginas) • 192 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Universidade Federal do Ceará - UFC
Instituto de Ciências do Mar - LABOMAR
Oceanografia
Práticas em oceanografia física
Profª. Mª Ozilea Bezerra Menezes
BANCOS DE DADOS HIDROGRÁFICOS
Ocean Watch
(NOAA)
Paulo Henrique Moraes de Lima
Lucas Rodrigues
Introdução
O Ocean Watch Central Pacific é um laboratório baseado na NOAA Pacific Islands Fisheries Science Center (PIFSC) em Honulu, Hawaii. Foi estabelecido com o suporte da National Environmental Satellite, Data, and Information Service (NOAA-NESDIS). Trabalha adquirindo e processando dados de satélites, criando assim uma variedade de produtos baseados nestes dados, principalmente para a região do oceano pacífico. Seus dados provem principalmente do NOAA polar-orbiting satellite constellation, além de outras fontes não principais.
Objetivos
Descrever o banco de dados de domínio público Ocean Watch em termos de obtenção dos parâmetros, resolução temporal e vantagens e desvantagens.
Metodologia
A pesquisa foi realizada exclusivamente através do site http://oceanwatch.pifsc.noaa.gov/ em que foram analisadas as formas de obtenção de dados oceanográficos, bem como seus catálogos e variáveis contidas nestes catálogos.
Resultados e discussões
- Dados Climatologicos
São catalogos de dados que consistem de dados globais de temperatura e salinidade e concentração de oxigênio com uma resolução de 1x1 que consiste de 19 níveis. Inclui uma sintese de todos os dados disponibilizados pela National Oceanographic Data Center (NODC).
- Temperatura de Superfície (SSP)
A temperatura da superfície do mar é uma medida da energia devido ao movimento das moléculas na camada superior do oceano. As temperaturas são medidas a aproximadamente 10 m abaixo da superfície (bandas de infravermelho) e a 1 mm (bandas de microondas) de profundidades usando radiômetros.
A leitura dessa temperatura é feita através do sensor Advanced Very High Resolution Radiometer (AVHRR) a bordo do satélite NOAA satellite constellation, que começou a realizar medições no ano de 1985 em uma resolução de, aproximadamente, 8 km por pixel. Os dados disponivéis contem dados de horario noturno, dados mensais e semanais também.
- Topografia e Batimetria
Para estás medições são utilizados dados obtidos in Loco juntamente com dados derivados de satélites para realizar a predição de profundidades.
- Ventos em Superfície
A medição é feita atraves de sensores a bordo de satélites em duas missões diferentes, dando assim uma pluralidade de dados e interpolações dos mesmo. Disponibilizando dados recentes e em tempo real além de dados historicos começando no ano de 1999.
A velocidade de ventos na superfície oceânica por meio de satélites iniciou em 1999 com o satélite Quik Scatterometer (QuikSCAT), o qual realizava as medições através do sensor SeaWinds radar, essa missão durou até 2009, aonde se iniciou a missão que da dados em tempo real que ainda está em andamento no satélite EUMETSAT MetOp polar-orbiting, produzindo dados numa base de 2 dias.
- Altimetria e Correntes Geostróficas
A obtenção destes dados é realizada principalmente atraves, principalmente, do monitoramente das missões TOPEX/Poseidon, JASON-1 e JASON-2 da NASA e em junção também com outros altimetros (ERS, Envisat). Ao realizar a mesclagem das medidas de altimetria (SSH) provenientes destas fontes é possível estabelecer uma longa base de observações de altimetria ao longo dos oceanos mundiais. Também é possivel, através destes dados, derivar os dados de corrente geostrófica e, assim, ganhar mais conhecimento da dinamica da superfície oceânica.
...