Relação Entre Conhecimento E Ciencia
Artigos Científicos: Relação Entre Conhecimento E Ciencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pclamarao • 28/3/2014 • 615 Palavras (3 Páginas) • 2.431 Visualizações
Faça um texto que busque relacionar a CIÊNCIA, CONHECIMENTO, RELIGIÃO E ADMINISTRAÇÃO. Qual a relação entre elas? Elas se complementam? Uma influencia ou influenciou a outra? Você sabe alguns exemplos?
A partir de estudos delineados em aspectos da ciências, e em sendo ela fruto de estudo voltados para a uma área especifica ou a determinado campo da ação humana, faremos a partir da construção deste texto, uma breve reprodução sobre esta ciência que norteará nossa caminhada ao longo de nosso curso, estamos falando da ADMINISTRAÇÂO, sua historia seus aspectos e sua relação com a própria ciência, conhecimento e a religião, certamente muito já se ouviu falar em administração, e o que podemos observar é que existem muitos conceitos, definições e diversos sentidos para a palavra administração a sua pratica se remonta desde os primórdios da civilização, para Lacombe(2003), há mais de dois mil anos já existia administração no Império Romano com registros evidentes que indicavam que a igreja católica já dispunha de modelos de administração, outra evidencia se observou quando da formação de grupos humanos que desenvolviam atividades extrativista culminando com a Revolução Agrícola, que a partir dai iniciou-se um processo de transformação e evolução da administração com a transição da economia antes de subsistência para a de produção rural.
Neste contexto iremos agora passar a relacionar CIÊNCIA, CONHECIMENTO, RELIGIÃO E ADMINISTRAÇÃO, partindo do princípio de que o homem é um ser que faz questionamentos existências e que tem de interpretar a si e ao mundo em que vive, atribuindo-lhes significados, criando representações significativas da realidade e intervindo sobre ela, podendo lançar princípios explicativos que sirvam de base para a organização e classificação dos elementos do seu mundo: esse processo caracteriza o conhecimento, por sua vez a ciência ou o conhecimento cientifico, surge da necessidade do ser humano não ser passivo aos fenômenos que os cercam, dinamizando sua racionalidade para assim poder explorar de forma sistemática o mundo a fim de explica-lo e domina-lo, podemos dizer também que o conhecimento cientifico orienta-se, conscientemente, através da discussão objetiva sobre seus resultados e suas teorias, por isso todas as teorias cientificas têm um caráter provisórias e podem modificar-se quando se encontram outras que as explicam, de forma mais completa.
Segundo Lakatos e Marconi,1986, o conhecimento religioso se caracteriza por ser valorativo, inspiracional, sistemático, infalível e exato, ao longo da história da civilização, a relação entre ciência e religião foi marcada por momentos conflituosos, há quem acredite que ambas caminham juntas, como também existem aqueles que consideram-nas temas totalmente incongruentes, senão vejamos, no século XVI foi marcado por uma grande pressão da Igreja sobre os cientistas e outros discordantes da religião dominante na Europa, entretanto, o conflito se intensificou na modernidade, quando o empirismo passou a ganhar força com os cientistas e o Tribunal do Santo Ofício a recrudescer suas atividades. “Tem-se o surgimento e o desenvolvimento de ciências que cada vez mais apostam na medição empírica, no conhecimento a partir da investigação, daquilo que é tangível e palpável”.
Como conclusão ao afirmamos que a Administração é um campo
...