TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: Conhecimento, Ciência E Administração E Primórdios Da Administração
Pesquisas Acadêmicas: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: Conhecimento, Ciência E Administração E Primórdios Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GILCINEI • 15/8/2013 • 674 Palavras (3 Páginas) • 907 Visualizações
01) As teorias Clássicas da Administração compreenderam os primeiros 50 anos da Ciência Administrativa, de 1890 a 1940. As abordagens desse período nunca foram totalmente substituídas sem que alguma coisa fosse mantida.
Comente quais foram as principais contribuições, para a Ciência da Administração, das abordagens abaixo: (Valor: 20 pontos)
a) Administração Sistemática: Contribuiu para o desenvolvimento de procedimentos e processos específicos para assegurar a coordenação dos esforços dos trabalhadores, definindo cuidadosamente as obrigações e as responsabilidades de cada um dentro da organização, especialmente no que se refere ao nível operacional (ambiente interno).
b) Administração Científica: Contribuiu coma aplicação de métodos científicos para analisar o trabalho e determinar como completar as tarefas de produção de maneira eficiente. Ainda na administração científica foi quando começou a valorizaçãodas condições de trabalho, garantindo conforto, eliminando o cansaço dos operários, e a melhoria nas condições de trabalho, que são determinantes para a obtenção de maior eficiência do trabalhador.
c) Gestão Administrativa: Contribuiu para definir as funções e o papel do administrador de forma completa, de modo quetanto as funções como os princípios apresentados permanecem até hoje no dia a dia das organizações.
d) Burocracia: A teoria burocrática preconizava uma maior eficiência, padronização do atendimento, divisão do trabalho, impessoalidade no relacionamento, hierarquização da autoridade, regras nos procedimentos, mérito, especialização na administração e previsibilidade do funcionamento.
Na burocrática foi adotado um modelo gerencial racional e sistematizado, com acentuadas características de formalidade, impessoalidade e profissionalismo, apego exagerado a normas e regulamentos, resistência a mudanças e excessiva exibição de autoridade.
e) Escola de Relações Humanas: É uma das correntes responsável por apontar o dinamismo e a complexidade das relações que envolvem fatores externos e internos à organização e aos indivíduos que a compõe. A escola é indicada como responsável por prover condições para a teoria de sistemas abertos, ou seja, a necessidade de se visualizar uma organização de forma integrada.
Pode-se ressaltar ainda, a ênfase dada por Mayo para o “espontaneísmo” e “grupalismo”, “esses como sendo as bases para a criação das condições necessárias ao desenvolvimento das teorias administrativas, sustentadas pelo “interacionismo” e pela importância da empresa como rede de comunicação, em que o operário seria o decodificador”. Outro grande colaborador dessa escola foi Abraham Maslow, que definiu em cinco os níveis de necessidades dos seres humanos e as representou por uma pirâmide que deixa clara a hierarquia dessas necessidades.
02) Analise as afirmações abaixo, assinalando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. (Valor: 20 pontos)
(F ) A observação de aspectos psicológicos e da satisfação do indivíduo no trabalho se configura como um princípio da Escola de Administração Científica.
( F ) Os primeiros textos sobre Administração ganharam força com a Segunda Guerra Mundial.
(
...