Relação entre a estratégia competitiva e habilidades de organização
Projeto de pesquisa: Relação entre a estratégia competitiva e habilidades de organização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elvisgmelo22 • 7/11/2013 • Projeto de pesquisa • 1.461 Palavras (6 Páginas) • 326 Visualizações
Ênfase nas Competências e na Competitividade
A administração hoje a e as tendências para o futuro.
Aprovado em: ___/___/___.
Nota:_________________
_____________________________
Prof.ª Cristina Kochem
Indaiatuba
2010
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. ÊNFASE NAS COMPETÊNCIAS 6
2.1 HABILIDADES ...................................................................................................6
2.2 TALENTO ................................................................................................................6
2.3 CARACTERISTICAS PESSOAIS .......................................................................7
2.4 TENDÊNCIAS PARA O FUTURO ........................................................................7
3. COMPETITIVIDADE ......................................................................................................8,9
4. PERPECTIVAS FUTURAS PARA ADMINISTRAÇÃO ................................................9
5. CONCLUSÃO 10
6. BIBLIOGRAFIA ................................................................................................................11
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar a relação entre a estratégia competitiva e competências de uma organização. Para entender de que forma ocorre esta ligação, julgou-se necessário desenvolver conceitos existentes em uma empresa e a forma de utilização integrada dos mesmos como uma vantagem competitiva. Eles devem ser trabalhados utilizando suas capacidades, a fim de desenvolver competências essenciais que criem e sustentem uma posição de destaque frente aos concorrentes. Por isso, para entender a forma de gestão destas competências da organização desenvolveu-se seqüencialmente os temas Capacidades e Competências, abordando tanto as competências organizacionais quanto as individuais.
Destacando a necessidade de sintonia entre a estratégia da empresa e a gestão dos recursos humanos, assim como da formulação de políticas, diretrizes e esforços de captação e desenvolvimento de competências.
2. ÊNFASE NAS COMPETÊNCIAS
As empresas estão cada vez mais interessadas em pessoas que saibam usar sua habilidade e toda sua competência em prol do crescimento das mesmas. Não adianta ter carisma, conhecimento, diplomas e mais diplomas se o indivíduo não tem a capacidade de colocar em prática tudo aquilo que aprendeu durante toda sua vida.
Competências é um processo em que a companhia desenvolve procurando atingir e exercitar os objetivos estratégicos. Esse processo compreende, de um lado, o objetivo estratégico presente, futuro e suas perspectivas. Essa construção de competências se dá através da combinação mais efetiva dos fatores tangíveis e intangíveis. Competência é um conjunto de tecnologias e habilidades, isto é, a capacidade de organizar, manusear e coordenar as atividades da organização.
Segue quatro diferentes interpretações de competências que foram identificadas:
Competência estratégica: o chamado “ajuste-fino” entre estratégia de negócios da organização e ambiente competitivo externo.
Competência distinta: é uma série de tecnologias e técnicas essenciais que provém da vantagem competitiva e pode existir em múltiplos níveis na organização. É como se fosse uma competência única de uma ou poucas organizações.
Competência funcional: é o ajuste entre prioridades competitivas da organização e seus pontos fortes dentro de uma função.
Competência individual: é uma série de técnicas e conhecimentos de uma necessidade individual para realizar efetivamente um trabalho.
2.1 HABILIDADES
São as capacidades técnicas para realizar determinadas tarefas, desenvolvidas a partir da teoria e na prática. A maioria das profissões podem ser realizadas graças à habilidade que soma conhecimento e experiência.
2.2 TALENTO
São capacidades que nascem com cada um e conduz a um desempenho satisfatório tanto no aprendizado quanto na execução das habilidades, exemplo, talento para negociar, inventar, comunicar. É diferente de ter apenas habilidade do que ter também talento para executar essa habilidade.
2.3 CARACTERISTICAS PESSOAIS
Depende do conjunto de valores, crenças, paradigmas, características físicas e da influencia do meio externo. Pode ser transformada ao incluir novas experiências, dependendo da forma de vida de cada um.
2.4 TENDÊNCIAS PARA O FUTURO
Nos tempos atuais é de suma importância que o profissional que almeja sucesso coloque em ação o seu conhecimento e todo seu poder de ação, agindo sempre com o intuito de vencer os desafios e conquistar cada vez mais um lugar ao sol.
Com a chegada da informática e com o crescimento assustador da concorrência, essas duas características precisam ser mais do que nunca aprimoradas por todo aquele profissional que deseja progredir e obter sucesso.
A tendência para um futuro muito próximo e que as empresas pagarão aos seus funcionários não mais salários fixos ou comissões, pagarão sim, por seu desempenho e pela sua habilidade em lidar com os mais variados obstáculos. Este é mais um motivo para que todo profissional que deseja aprender e a crescer cada dia mais, não pare no tempo e ponha em prática todo a sua habilidade e toda sua competência a fim de
...