Relações Jurídicas
Artigos Científicos: Relações Jurídicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kinberly • 11/6/2014 • 840 Palavras (4 Páginas) • 1.678 Visualizações
Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Trabalhos Gratuitos
Trabalho Completo Direito
Direito
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias
Categoria: Religião
Enviado por: Crte 12 junho 2013
Palavras: 817 | Páginas: 4
Caso Concreto 11
Relações sociais comuns e relações jurídicas.
Leia a notícia publicada em 20/03/2008, no jornal O GLOBO, e responda, JUSTIFICADAMENTE, ao que se pede.
“TRIBUNAL DO SUL RECONHECE UNIÃO ESTÁVEL GAY À DISTÂNCIA. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul reconheceu como união estável um romance à distância vivido por um jovem brasileiro e um advogado americano milionário, já aposentado. Apesar de ser casado com uma mulher nos Estados Unidos, o americano manteve o relacionamento homossexual por quatro anos, entre vindas ao Brasil e viagens ao exterior. Com o fim do namoro, o brasileiro ganhou o direito de receber metade de um robusto patrimônio adquirido no Brasil, durante o romance, pelo americano.”
A) A notícia veiculada na matéria jornalística acima trata de relação homo afetiva. Esta é uma relação social comum ou jurídica?
Nesse caso, por ter ganhado reconhecimento como união estável torna-se uma relação jurídica que por sua vez advém interesses e conflitos.
B) Pode um namoro vir a ser considerado como uma relação jurídica?
Não, pois o namoro não é conceituado pela lei. Se a lei não o regula, não há requisitos a serem observados para sua formação, a não ser os requisitos morais impostos pela própria sociedade e pelos costumes locais.
Caso Concreto 2
Relação Jurídica. Conceito.
Ao realizar, em um paciente, senhor Benedito, uma cirurgia para a retirada de vesícula, o médico, doutor Relapsoaldo, esqueceu um pedaço de gaze na região abdominal. O lamentável evento causou no paciente grave processo inflamatório, do qual, segundo a perícia técnica, resultou um ano de doloroso tratamento para que todo o corpo estranho fosse retirado do organismo lesado. A cirurgia foi realizada na Casa de Saúde Distração LTDA, pelo médico citado, que é preposto desta (é funcionário nomeado para que represente a empresa em determinado assunto).
Diante da situação que envolve senhor Benedito e a Casa de Saúde, resolva o que se pede:
A)Identifique as espécies de relações jurídicas apresentadas;
Há uma primeira relação: concreta, simples, principal, privada e relativa. E uma segunda relação: concreta, simples, secundária, privada e relativa.
B)Identifique os sujeitos da relação jurídica;
Em ambas relações: Sujeito ativo: Sr. Benedito, Sujeito Passivo: A Casa de Saúde Distração Limitada.
C)Identifique o objeto da relação jurídica apresentada. Justifique a resposta;
Na primeira relação o objeto é a cirurgia para retirada de vesícula.Na segunda relação o objeto é a reparação dos danos.
D)Identifique o fato jurígeno da relação jurídica apresentada. Justifique a resposta;
Na primeira relação é a Contratação do hospital para a realização da cirurgia de retirada de vesícula. Na segunda relação é o esquecimento do pedaço de gaze na região abdominal do paciente.
E)Identifique o vínculo de atributividade da relação jurídica apresentada. Justifique a resposta.
Na primeira relação há uma contratação de Prestação de Serviços Médicos Hospitalares. E, na segunda relação, a secundária, também. O Código de defesa do Consumidor é o diploma que regula essa relação, estabelecendo a legitimidade da pretensão
...