Remuneração
Seminário: Remuneração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juniorkxy • 28/8/2014 • Seminário • 284 Palavras (2 Páginas) • 117 Visualizações
1- Remuneração= Salário + gorjetas
Parte fixa – É aquela que não pode ser inferior ao salário mínimo que é pre- determinado por lei e é pago pelo empregador.
Gorjetas – É todo valor pago diretamente por terceiros.
Parte variável – São parcelas integrantes como: adicionais, hora extra, insalubridade, periculosidade, entre outros.
2- Eles não podem ser acumulados e seus percentuais variam, no caso da insalubridade, varia entre 10% a 40% sobre o salário mínimo. No caso da periculosidade é pago 30% sobre o salário base do empregado.
3- Salario in natura é toda valor, bem ou vantagem fornecida pelo empregador de forma franca ao empregado pelo serviço prestado ou por cargo ocupado. Sendo que o art. 82 da CLT diz que o empregador que fornece salário in natura, limitará 70% para distribuição entre alimentação e habitação e os 30% restantes será pago em dinheiro.
4- Salário complessivo - É o salário estipulado e pago pelo empregador sem especificações do que estaria sendo pago. Nessa modalidade de salário, hora extra, adicionais são pagos de forma indiscriminadas. Contudo a legislação brasileira veta essa possibilidade.
5- Salário por tarefa – É aquele pago com base na produção do empregado, mas com vantagens em relação ao tempo, ao cumprir sua tarefa antes do prazo ele pode ganhar acréscimos financeiros a mais pelo que produzir ou pode ser dispensando durante o resto do dia.
Salário por unidade de tempo – É aquele pago em função do tempo no qual o trabalho é prestado ou pelo tempo que o empregado esteve disponível ao empregador. Pode ser pago por hora, dia, semana, quinzena e ao mês.
6- Salário normativo também conhecido como piso salarial, é aquele estabelecido de forma legal para determinadas classe de profissionais por meio de acordo coletivo, convenção, sentença normativa e etc.
...