Remuneração Estratégica
Pesquisas Acadêmicas: Remuneração Estratégica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CinthiaNayara • 7/8/2014 • 733 Palavras (3 Páginas) • 293 Visualizações
REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA
Uma gestão estratégica de ARH, é responsável pela elaboração de planejamento e de políticas que visem, fundamentalmente, provocar mudanças favoráveis nos resultados da empresa, utilizando como diferencial os recursos humanos disponíveis.
Uma dessas mudanças é o sistema de pagamento de salários. Enquanto a ARH tradicional desenvolve planos de estruturas salariais fundamentadas nos limites das exigências do cargo, utilizando como parâmetros comparativos, por um lado, uma avaliação de pontos interna, e, por outro, as médias salariais do mercado, a ARH estratégica busca ‘complementar’ esse sistema com o que se denomina remuneração estratégica. A remuneração estratégica é um modelo de compensação atrelado a uma certa forma de avanço, de movimento, de desenvolvimento de médio e longo prazos em que os trabalhadores recebem na exata medida de sua contribuição para o sucesso do negócio.
No Brasil, grandes organizações (entre elas, IBM, Brahma, Brasmotor, Embraer, Xerox e outras) introduziram há algum tempo sistemas de remuneração estratégica (também conhecida como remuneração variável).
Remuneração variável
Desde a década de 1980, as empresas americanas e européias deixaram de lado a remuneração fixa e fizeram decolar uma tendência que está ganhando espaço: remunerar as pessoas pelos resultados alcançados. Os resultados não são apropriados pela organização, mas rateados entre a organização e as pessoas que ajudaram a alcançá-los. Trata-se de uma parceria que funciona nas duas vertentes, isto é, no lucro ou no prejuízo. O funcionário ganha mais se a empresa ganhar, ganha menos se a empresa ganhar menos e nada ganha a mais se a empresa nada ganhar.
Remuneração variável é a parcela da remuneração total creditada periodicamente – semestral, trimestral ou anual – a favor do funcionário. Em geral, é de caráter seletivo e depende dos resultados estabelecidos pela empresa em um determinado período através do trabalho da equipe ou do funcionário tomado isoladamente.
Uma das grandes vantagens da remuneração variável é a flexibilidade. Se a empresa está no vermelho, pode mirar como alvo principal o lucro. Caso precise ganhar espaço da concorrência, elege a participação no mercado como a sua principal meta.
Entre os diversos modelos praticados no mercado, basicamente despontam os seguintes:
►Remuneração por habilidade
É um sistema que recompensa fundamentalmente avaliando o desenvolvimento de conhecimentos adquiridos e das respectivas habilidades ou blocos de habilidades previamente fixadas como metas em cada etapa do sistema. Conforme o trabalhador avança também progressivamente em termos de recompensa financeira. É um sistema ainda pouco praticado no mercado, pois está fortemente atrelado a um programa de treinamento e desenvolvimento profissional fundamental para a prática desse tipo de remuneração, que exige investimento consideráveis por parte da empresa.
►Participação acionária
Esse modelo de remuneração variável aplica-se mais comumente nos níveis estratégicos da organização (cúpula da empresa, gerentes, diretores,
...