TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renan

Dissertações: Renan. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

Comportamento humano é o estudo do comportamento do ser humano, e tem como objetivo ajudar a entender as ações realizadas pelas pessoas em determinadas situações.Bem como os motivos que condicionam tais ações, e todas as possíveis alterações que o meio e as relações sociais, ao longo da vida, proporcionam a cada indivíduo. O comportamento pode ser descrito basicamente como o que o indivíduo faz com relação ao meio em que vive e com relação aos demais indivíduos.

Comportamento humano é a expressão da ação manifestada pelo resultado da interação de diversos fatores internos e externos que vivemos, tais como: personalidade, cultura, expectativas, papéis sociais e experiências.

Dependendo do comportamento do ser humano, sua origem pode remontar de dentro da própria casa, como: brigas dos Pais e familiares. Isso pode afetar também o comportamento do ser humano. Por isso, mudamos tanto com as pessoas que podem estar ao nosso redor.

Estudos sobre o comportamento

O psicólogo americano John Broadus Watson (1878-1958) foi considerado o pai do comportamentalismo ao publicar, em 1913, o artigo "Psicologia vista por um behaviorista" que declarava a psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das ciências naturais, com a finalidade de prever e controlar o comportamento. Watson era um defensor da importância do meio ambiente, na determinação de todo o comportamento humano (oposto à hereditariedade) e acreditava que toda a aprendizagem era o resultado daquilo que ele designava por hábitos.

Os seus estudos, sobre a aquisição do medo (caso da experiência do bebé Albert, 1920), assentaram no conceito de condicionamento clássico do fisiologista russo, Ivan Pavlov (1849-1936), que ganhou o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1904 pelo seu trabalho sobre a atividade digestiva em cães. Pavlov, descobriu que os cães não salivavam apenas quando a comida era colocada na sua boca, mas também quando ocorriam determinados estímulos antecedentes como, por exemplo, salivavam quando ouviam Pavlov a descer as escadas do laboratório. A este fenómeno de associação ele denominou "condicionamento clássico".

O behaviorismo (comportamentalismo) tem as suas raízes nos trabalhos pioneiros de Watson e Pavlov, mas a criação dos princípios e da base de grande parte da abordagem comportamental foi da responsabilidade do psicólogo americano Burruhs Skinner (1953), que se tornou no mais importante representante da escola comportamental, criando o sistema do condicionamento operante (caso da experiência do rato na caixa de Skinner), que explica que quando a ocorrência de um comportamento é seguida da apresentação de um reforço positivo (algo agradável), o comportamento repete-se; e dos estudos realizados, na África do Sul, por Joseph Wolpe (1958) que deram origem a uma série de métodos comportamentais de tratamento.

Em suma, os métodos de tratamento utilizados em terapia comportamental provêm dos sistemas de condicionamento (clássico e operante) e da aprendizagem social de Albert Bandura (1977) defendendo este que, em situações sociais, aprendemos essencialmente através da imitação, observação e reprodução dos comportamentos dos outros. Deste modo, para Bandura, é possível apreender uma variedade de comportamentos, desde os mais simples aos mais complexos, sem que os tenhamos de experimentar.

Uma das maiores críticas à corrente behaviorista assentou no facto de eles excluírem os fatores genéticos como determinantes do comportamento humano.

O termo terapêutica do comportamento foi introduzido por Arnold Lazarus (1958) e designa um conjunto de princípios terapêuticos, com origem na teoria da aprendizagem (que se dedica à formulação de leis e condições em que a aprendizagem ocorre) e que têm por objetivo modificar os comportamentos inadequados.

Esta terapêutica está principalmente associada à psicologia clínica sendo praticada, predominantemente, em instituições hospitalares ou nos consultórios de consulta privada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com