Requerimentos Funcionais
Tese: Requerimentos Funcionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MiriamPuga • 15/6/2013 • Tese • 369 Palavras (2 Páginas) • 443 Visualizações
3.1 Requerimentos Funcionais
De acordo com as oportunidades de melhoria identificadas, observaram-se os seguintes requerimentos funcionais básicos que podem ser interligados ao sistema ERP atual:
• Integrar a configuração da malha logística aos sistemas corporativos e à programação operacional, incluindo pedidos de compra, transferências programadas e plano de vendas.
• Enviar todos os dados para o sistema responsável pelo planejamento de estoques, estoques de segurança, suprimentos e transferências de informações sobre terminais preferenciais e alternativas para sua distribuição.
• Reconhecer e mapear todos os elos da rede logística, incluindo rotas e possíveis modais de transporte, bases de distribuição e clientes finais.
• Registrar e utilizar, nas análises e otimizações, os lead-times, as capacidades, os custos e as restrições operacionais da malha logística, além dos níveis de serviços estabelecidos para atendimento a cada cliente ou mercado/região.
• Avaliar alternativas e propor solução ideal para configuração da malha, considerando os estoques de segurança a serem respeitados e otimizando o custo total da cadeia de suprimentos.
• Reavaliar dinamicamente os estoques de segurança.
• Avaliar alternativas e propor soluções para atendimento ao plano operacional
(transferências, estoques, demandas planejadas) no caso de problemas com impactos imediatos, como: restrições inesperadas de capacidade e falta de produto.
O mercado de combustíveis é dinâmico e exigente, o que obriga as companhias
distribuidoras a realizar constantes melhorias e ajustes na gestão logística.
Dentre essas ações, estão “a necessidade constante de negociação e colaboração com fornecedores, automação das unidades operacionais e principalmente a implementação do gerenciamento integrado dacadeia de suprimentos.
A previsão da demanda é fundamental para o gerenciamento da cadeia de suprimentos
da distribuição.
Uma previsão pouco precisa obriga a distribuidora a manter elevados estoques
de segurança ao longo da cadeia e aumenta a possibilidade de transferências e aquisições
emergenciais de produtos, resultando em acréscimos nos custos de estoques, transportes e
aquisição de produtos.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A partir dessas análises, percebeu-se que as oportunidades de melhoria poderiam ser
viabilizadas através da implementação do Gerenciamento Integrado da cadeia de suprimentos.
Definiram-se, então, para os processos identificados como mais relevantes para o Posto Flash Car Ltda:
A. Os requerimentos funcionais básicos que preferencialmente poderiam ser desenvolvidos juntamente com o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) atual, evitando assim
...