Resenha Dançando Com O Diabo
Artigos Científicos: Resenha Dançando Com O Diabo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiapta • 22/3/2014 • 274 Palavras (2 Páginas) • 709 Visualizações
“Dançando com o diabo” (2009), documentário do diretor sul-africano John Blair, que retrata de forma crua a violência em favelas no Rio, pode ser assistido em streaming no site Vimeo.
Assinado por Blair e Tom Phillips, “Dançando…” gira em torno da rotina do traficante Juarez Mendes da Silva, o Aranha, chefe do tráfico de quinze morros cariocas, morto pouco tempo após o término das filmagens. Com sua câmera corajosa, Blair capta, sem julgamentos ou dramatizações arquitetadas para o espetáculo, o dia a dia de regiões dominadas pelos grupos armados da droga.
O documentarista, contando sua história por meio do triunvirato formado por um pastor, um inspetor da polícia civil, e o próprio traficante, erige o seu “Rashomon” (1950) da violência urbana carioca.
O pesadelo e o êxtase de qualquer capitão Nascimento (agora tenente-coronel).
A produção, que integrou a programação do Festival do Rio 2009, ainda permanece inédita no circuito nacional.
Ou eu danço com o Diabo ou caminho com Deus."
A frase é do pastor Dione, ex-traficante carioca, convertido e que agora trabalha tentando fazer o mesmo com outros marginais envolvidos com o tráfico de drogas na zona oeste do Rio de Janeiro. É daí que vem o título do documentário Dançando com o diabo, dirigido pelo sul-africano naturalizado britânico Jon Blair, que será exibido durante o Festival do Rio.
Mas um dos maiores méritos em mais um documentário que aborda a violência e o milionário mercado do tráfico carioca foi o acesso que Tom Phillips, correspondente do jornal britânico The Guardian no Rio, conseguiu às favelas da zona oeste da cidade, além de convencer alguns traficantes a mostrar o rosto, contato este intermediado pelo pastor que acolhe vítimas de espancamentos.
...