Resenha Do Livro
Trabalho Escolar: Resenha Do Livro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rosangela1212 • 17/5/2014 • 315 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
RESENHA DO LIVRO: A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS.
Autor: Markus Zusac
Editora: Editora Intríseca
Ano: 2011
Genêro: Romance, Drama
O livro conta a história de uma garota que encontrou a morte três vezes, entre 1939 e 1943. Desde o início da vida de Liesel, na rua Himmel, numa aréa pobre, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Traços de uma sobrevivente:a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, leva Liesel e o irmão para um casal em Molching, durante a viajem morre seu irmão e durante o enterro o coveiro deixa cair o livro o Manual do coveiro; foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. A menina foi deixada com Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. E foram estes livros que direcionaram a vida de Liesel naquele tempo, que a Alemanha era transformada pela guerra e Hitler; o gosto de roubar livros deu a menina uma ocupação, e desejo de buscar conhecimento da leitura. Ela destaca sempre a assistência em ensinar de Hans e Max Vanderburg, um Judeu que a familia escondeu no porão, um amigo quase invisivel de quem ela prometeu nunca falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel como Rudy Steiner, seu melhor amigo e quem ela amou, ou a mulher do prefeito que se tornou sua amiga.
Não é uma leitura fácil, temos a segunda guerra mundial e Hitler como o plano de fundo da história, mas é uma leitura dinâmica, ao mesmo tempo que lê, você acaba te contando uma história. Apesar de passar por situações tristes, Liesel sonha com um mundo, vive em outro e tenta agir de alguma forma entre os dois. Mesmo as passagens mais tristes, são contadas com ternura e suavidade. Gostei muito.
...